PUBLICIDADE
Importante
Depois do Vale do Silício, EUA anunciam falência do Signature Bank
13/03/2023 15:59 em MUNDO

Depois da falência do Banco do Vale do Silício, os Estados Unidos anunciaram o fechamento do Signature Bank, no domingo 12. Com sede em Nova Iorque, o banco é um dos mais importantes do mercado de criptomoedas. Os reguladores norte-americanos alegaram “risco sistêmico”.

O Departamento de Serviços Financeiros dos Estados Unidos informou ter assumido o controle do banco, que tem de cerca de US$ 110 bilhões em ativos e aproximadamente US$ 90 bilhões em depósitos.

O Banco Central dos Estados Unidos, o Tesouro norte-americano e a Corporação Federal Asseguradora de Crédito dos EUA emitiram um comunicado sobre o caso. O objetivo é tentar acalmar investidores, sobretudo depois da falência do Banco do Vale do Silício.

“Hoje, estamos tomando medidas decisivas para proteger a economia dos EUA, fortalecendo a confiança do público em nosso sistema bancário”, disseram as três instituições. “Essa etapa garantirá que o sistema bancário dos EUA continue a desempenhar seu papel vital de proteger depósitos e fornecer o acesso a crédito das famílias e das empresas de maneira que promova um crescimento econômico forte e sustentável.”

As medidas não contemplam acionistas e detentores de dívidas. “Quaisquer perdas para o Fundo de Seguro de Depósitos para apoiar depositantes não segurados serão restituídas a partir de uma avaliação especial sobre os bancos, conforme exigido por lei”, observa o documento.

A nota cita também a criação de um novo programa de financiamento a prazo para os bancos dos EUA, que servirá para assegurar a capacidade de pagamento das instituições financeiras aos seus depositantes.

COMENTÁRIOS