PUBLICIDADE
Importante
Ciclone atua com rajadas de vento intensas no Rio Grande do Sul
04/11/2023 12:52 em MUNDO

Um ciclone extratropical intenso atua a Sudeste do Rio Grande do Sul e a Leste do Uruguai sobre o Oceano Atlântico e provoca ventos intensos desde a noite de sexta. De acordo com a Metsul Meteorologia, é um dos sistemas mais fortes nas latitudes médias neste ano.

Em Porto Alegre, a ventania mais forte ocorreu na noite de sexta-feira, quando rajadas perto de 70 km/h eram anotadas no Aeroporto Salgado Filho, mas com força maior dentro da cidade devido ao efeito da topografia e do relevo da cidade que “encana” o vento entre morros e prédios, acelerando a velocidade. O fenômeno provocou falta de luz em pontos da cidade, além agitar as águas do Guaíba. 

Neste sábado, o Catamarã suspendeu a operação na estação pontal em razão da intensidade do vento. No entanto, segundo a  CatSul, segue normal a circulação do Centro para Guaíba. 

No Sul do Estado, as rajadas de vento no começo da manhã deste sábado variavam de 70 km/h a 80 km/h em diversos pontos. A estação meteorológica oficial de Capão do Leão, na área de Pelotas, anotou rajadas de 75 km/h no amanhecer deste sábado. Outra estação, logo ao Norte da reserva do Taim, anotou rajadas perto de 70 km/h no começo da madrugada deste sábado.

O ciclone extratropical na costa vai se intensificar muito no decorrer desta sábado. Os modelos numéricos indicam pressão atmosférica mínima central de até 979 hPa para a tarde de hoje com o centro do sistema localizado nas coordenadas geográficas 44ºW e 35ºS, a cerca de 700 quilômetros a Sudeste-Leste do Chuí.

O pico de intensidade do vento já foi alcançado em vários pontos do Rio Grande do Sul, mas na manhã deste sábado ainda podem ser registradas rajadas fortes e mais intensas do que nas últimas horas em alguns pontos da costa e da área dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste gaúcho, com velocidades entre 70 km/h e 90 km/h. 

No decorrer do dia, entretanto, à medida que o ciclone se afasta do continente, a tendência é que o vento gradualmente diminua no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul. Com isso, as rajadas tendem a se tornar mais esporádicas e o vento médio também cedo. 

A redução do vento deve ser observada principalmente da tarde para a noite de hoje e no final do dia, à noite, o vento estará fraco na grande maioria das localidades, embora ainda possa ser por vezes moderado com rajadas ainda mais esporádicas na orla gaúcha. 

COMENTÁRIOS