Meteorologia da África do Sul adverte que excesso de neve pode isolar comunidades e bloquear rodovias em áreas montanhosas do país.
Uma nevasca atinge diferentes regiões da África do Sul entre esta sexta-feira e o fim de semana com grandes acumulados de neve em algumas áreas que devem superar os 10 centímetros com ameaça para o gado, risco de bloqueio de rodovias e a possibilidade de comunidades ficarem isoladas pela neve em áreas montanhosas.
A sexta-feira já amanheceu com neve acumulada em Western Cape com imagens da paisagem branca pela nevada da madrugada na reserva de Matroosberg. No decorrer do dia, a tendência é de a neve atingir mais locais e com maiores acumulações com risco de transtornos.
De acordo com o Serviço de Meteorologia da África do Sul, uma frente fria intensa associada a um centro de baixa pressão atmosférica em altitude atualmente se desloca a Sudoeste de Cape e deve avançar para o Leste em direção às regiões central e oriental do país durante este fim de semana. O frio será muito intenso nesta sexta, no sábado e no domingo no Centro, Sul e no Oeste da África do Sul.
O serviço meteorológico sul-africano advertiu ainda as condições atmosféricas serão ideais para a ocorrência de nevascas generalizadas nas áreas altas das províncias do Cabo durante o dia de hoje. As condições favoráveis para a neve se espalham depois pelo país e devem chegar a KwaZulu-Natal e Lesoto neste sábado.
Os alertas oficiais destacam “preocupantes” precipitações de neve de 5 cm a 10 cm hoje nas áreas altas de Western Cape, e nas áreas de maior altitude do Oeste e do Sul de Northern Cape.
Queda de neve mais forte de 10 cm a 20 cm também é provável sobre as partes do extremo Sudoeste de Northern Cape, como nas áreas das montanhas Nuweveld e Roggeveld, assim como nas montanhas dos rios Cederberg e Hex.
Devido ao resfriamento significativo na atmosfera e à queda dos níveis de congelamento para altitudes muito baixas, neve é projetada em áreas até próximas ou ao nível do mar.