Nursultan, 6 out (EFE).- O 7º Congresso Mundial de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais será realizado no próximo ano de 14 a 15 de setembro em Nursultan, capital do Cazaquistão, conforme acordado pelo secretariado nesta quarta-feira em uma reunião no país da Ásia Central. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do Senado do Cazaquistão, Maulen Ashimbayev, no final da XIX reunião do Secretariado do Congresso que ele lidera.
Ele frisou que para definir a data, "o calendário das festas religiosas e as opiniões de todos os membros do Secretariado" foram levados em conta.
O congresso, promovido em 2003 pelo primeiro presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, acontecerá "em um cenário radicalmente diferente devido ao profundo impacto da covid-19 em todas as sociedades do mundo", afirmou o alto representante da ONU para a Aliança dos Civilizações, Miguel Ángel Moratinos.
"Como tal, esta plataforma única será uma oportunidade essencial para representantes de governos, líderes religiosos, organizações internacionais e regionais e todas as partes interessadas refletirem em conjunto sobre os desafios para o diálogo inter-religioso e da paz sustentável em um mundo cada vez mais polarizado", disse por videoconferência.
Nesse mundo, acrescentou, "o respeito, a solidariedade e a defesa contra o discurso de ódio, a xenofobia, o racismo e todas as formas de discriminação são mais importantes do que nunca".
Ele garantiu que a Aliança de Civilizações das Nações Unidas terá um "papel ativo" no próximo congresso.
A reunião da Secretaria do Congresso contou com a presença de representantes de religiões e credos de 20 países, além de representantes de organismos internacionais.