Um bombardeio da Rússia na invasão à Ucrânia destruiu a sede de uma organização cristã que, dentre outras iniciativas, distribuía exemplares da Bíblia Sagrada. Centenas de Bíblias foram queimadas na ofensiva.
O relato foi feito pelo diretor da Mission Eurasia, Sergey Rakhuba, que contou que o Centro de Treinamento de Ministérios de Campo, em Irpin, foi destruído pelas forças russas.
“Os russos assumiram o controle, eles usaram aquele [prédio] para um propósito [qualquer]. Ouvimos relatos de que eles o usaram como quartel-general para suas forças especiais”, disse Rakhuba sobre o local onde as Bíblias estavam armazenadas.
O trabalho da entidade se baseia em plantar igrejas, e por isso “treina, equipa e mobiliza líderes cristãos nacionais em toda a antiga União Soviética e Israel”. Além disso, através de uma rede de igrejas em outros países que financiam o trabalho, oferece ajuda aos ucranianos que deixaram suas casas para fugir da invasão russa.
Ao todo, a Mission Eurasia opera 17 escolas de preparação de lideranças cristãs, de acordo com o portal The Christian Post.
“Estamos muito tristes com a perda”. Os prédios podem ser substituídos, mas estamos reimprimindo centenas e centenas de cópias de novas Bíblias [para que fiquem] disponíveis nas mãos desses jovens evangelistas que treinamos, esses jovens voluntários que equipamos e que continuam alcançando pessoas necessitadas”, contou.
Rakhuba também revelou que as pilhas de exemplares da Bíblia Sagrada que foram queimados no bombardeio foram usadas como escudo durante batalhas contra a resistência ucraniana.
Tristeza
Embora nenhum dos integrantes da Mission Eurasia tenha ficado ferido no bombardeio – porque os funcionários foram evacuados no início da invasão – Rakhuba lamentou que “alguns dos vizinhos” tenham perdido a vida devido à explosão: “Os cadáveres estão bem perto das instalações”, descreveu.
Rakhuba disse que o Centro de Treinamento de Ministérios de Campo era um “centro de inovações, missão, planejamento estratégico [e] treinamento” onde “milhares e milhares de jovens líderes passaram por treinamento”.
O diretor também disse que “muitas lágrimas foram derramadas depois que recebemos a notícia” da destruição do prédio, mas continua confiante de que “Deus continuará provendo” meios para que continuem levando o Evangelho a “dezenas de milhares de famílias de refugiados devastados”.
“Uma vez por semana, temos uma reunião Zoom”, afirmou. “Semanalmente, apresentamos vários pedidos de oração relacionados a esta guerra em andamento e relacionados ao nosso ministério”.
“Através desta iniciativa de oração, estamos incentivando as pessoas a se conectarem, a continuarem orando, intercedendo por todas as necessidades relacionadas às dificuldades devido a essa invasão contínua, guerra contínua”, explicou Rakhuba.
A Mision Eurasia também está trabalhando para fornecer ajuda humanitária aos deslocados pela guerra, com o uso de instalações sendo usadas como centros de assistência a refugiados em Varsóvia, Cracóvia e Moldávia, além de “quatro grandes centros de distribuição de alimentos em quatro locais principais no oeste da Ucrânia”.