PUBLICIDADE
Importante
'Eu não confio na urna eletrônica', diz Bolsonaro em nova crítica ao TSE
31/05/2022 14:42 em MUNDO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou hoje (31) a levantar dúvidas infundadas sobre o processo eleitoral no país e afirmou, em entrevista à Rádio Massa FM, que "não confia na urna eletrônica". 

Ele disse "não ter certeza" da segurança da tecnologia utilizada no pleito — na contramão das suspeitas do pré-candidato à reeleição, a Justiça Eleitoral no país já realizou testes de ataques hacker ao sistema e constatou que não há provas de que o resultado do pleito possa ser fraudado.

"Eu não tenho certeza da urna eletrônica. Eu não confio na urna eletrônica, como grande parte da população"

Para Bolsonaro, que está atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas, o tribunal não deveria ficar "brigando com ele" e dizendo que o governante "ataca a democracia", mas sim realizar uma "audiência pública" reunindo técnicos do TSE e das Forças Armadas a fim de "ver quem tem razão". 

"Entendo que o TSE deveria não ficar brigando comigo, dizendo que eu quero interferir e que eu ataco a democracia no Brasil, deveria realmente fazer uma audiência pública com os técnicos das Forças Armadas e os deles para que que a gente possa realmente dizer quem tem razão e o que pode ser feito para garantir que o seu voto vá para A e meu voto vá para B." 

Bolsonaro também repetiu na entrevista à Rádio Massa FM considerar que há "indícios" de que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem, na visão dele, uma "preocupação que nós [chapa encabeçada pelo pré-candidato à reeleição] fiscalizemos a contento a eleição".

"Os indícios todos dos ministros do TSE nos dão é que eles têm alguma preocupação em que nós não fiscalizemos a contento as eleições."

O chefe do Executivo tem feito sistematicamente ataques ao TSE e aos ministros do STF que compõem a cúpula da Corte, Edson Fachin (presidente do tribunal) e Alexandre de Moraes (que chefiará o tribunal nas eleições). Sem nunca ter apresentado provas de vulnerabilidade das urnas, Bolsonaro questiona a afirmação do próprio TSE e de especialistas que atestam a confiabilidade do sistema. 

A entrevista de hoje foi conduzida pelo fundador e dono da Rádio Massa FM, Carlos Massa, o Ratinho, do SBT. O apresentador tem posicionamento favorável ao chefe do governo federal.

 

Confiança na urna 

Pesquisa do Datafolha divulgada na última sexta-feira (27) mostrou que, apesar de ter caído desde março, a confiança do brasileiro na urna eletrônica é majoritária na população.

No total, 73% responderam que confiam no sistema usado nas eleições, enquanto 24% afirmam não confiar e outros 2% não sabem. Dentre aqueles que confiam nas urnas, 42% dizem confiar muito e 31% confiam um pouco. 

Em março, o índice de confiança era maior — de 82%, enquanto 17% afirmavam não confiar no sistema. Já em relação a dezembro de 2020, a confiança nas urnas subiu: era de 69%, contra 29% que não confiavam. 

COMENTÁRIOS