PUBLICIDADE
Importante
Estado de São Paulo começa a aplicar a quinta dose de vacina contra covid
03/06/2022 13:22 em MUNDO

O estado de São Paulo iniciou essa semana a aplicação da quinta dose de vacina contra a covid-19. No entanto, o grupo alvo são idosos imunossuprimidos apenas. Essa dose é administrada 4 meses após a última.

Enquanto o ministro da Saúde Marcelo Queiroga admite a quarta dose para pessoas acima dos 50 anos e profissionais de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo indica já a quinta, porque tanto idosos como imunossuprimidos respondem à vacina com menos qualidade e somados os dois fatores, com o aumento de testes positivos para covid, poderiam resultar em maior risco para esta população. 

No entanto, mesmo sendo a quinta dose, ela não é considerada a terceira de reforço, porque o Brasil e outros países entendem que o esquema vacinal completo para imunossuprimidos consiste em três doses e não em duas, como para outras pessoas. Sendo assim, seria a segunda dose de reforço para eles. 

Ainda não há dados suficientes para saber se a quinta dose será universalizada e sua respectiva eficácia e ainda são poucos grupos que podem tomar quarta dose. Especialistas entendem, contudo, que a vacinação contra a covid-19 se tornará rotineira, pois a eficácia dos imunizantes naturalmente diminui com o tempo. 

A quinta dose não é exclusividade do Brasil. Isso porque o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já a recomenda para todos os maiores de 12 anos com imunossupressão, bem como o Reino Unido. A Austrália, segue indicação similar, mas que se inicia com pessoas de 16 anos.

Os dados mais atualizados sobre a vacinação no Brasil apontam que o total de vacinados com a primeira dose chegou a 83,09% da população do país, enquanto 77,36% tomaram a segunda dose, 57,15% foram imunizados com a primeira dose de reforço, enquanto 3.531.863 de pessoas se vacinaram com a segunda de reforço. 

COMENTÁRIOS