PUBLICIDADE
Importante
Putin fará primeira viagem ao exterior desde o início da guerra na Ucrânia
27/06/2022 09:50 em MUNDO

O presidente russo, Vladimir Putin, visitará dois pequenos ex-Estados soviéticos na Ásia Central nesta semana, informou a televisão estatal russa neste domingo, no que será a primeira viagem conhecida do líder russo ao exterior desde que ordenou a invasão da Ucrânia. 

A invasão em 24 de fevereiro já matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e levou a severas sanções financeiras do Ocidente, que Putin diz ser uma razão para construir laços comerciais mais fortes com outras potências como China, Índia e Irã.

Pavel Zarubin, correspondente do Kremlin da TV estatal Rossiya 1, disse que Putin visitará o Tadjiquistão e o Turcomenistão e depois se encontrará com o presidente indonésio, Joko Widodo, para conversas em Moscou. 

Em Dushanbe, Putin se encontrará com o presidente tadjique, Imomali Rakhmon, um aliado próximo da Rússia e o governante mais antigo de um ex-Estado soviético. Em Ashkhabad, ele participará de uma cúpula de nações do Cáspio, incluindo os líderes do Azerbaijão, Cazaquistão, Irã e Turcomenistão, disse Zarubin.

A última viagem conhecida de Putin fora da Rússia foi uma visita a Pequim no início de fevereiro, onde ele e o presidente chinês, Xi Jinping, revelaram um tratado de amizade "sem limites" horas antes de ambos comparecerem à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

COMENTÁRIOS