PUBLICIDADE
Importante
Perda rápida de gelo na costa da Antártica é estudada pela Nasa; agência espacial busca detalhar mudanças no continente
18/08/2022 09:22 em MUNDO

Estudos conduzidos pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) indicam que o desprendimento de icebergs dobraram as estimativas anteriores de perda de plataformas de gelo na Antártica. As pesquisas detalham como o continente está mudando.

Publicado na revista Nature, o estudo faz um mapeamento de como o desprendimento de icebergs — quebra do gelo de uma frente de geleira — mudou a costa da Antártica desde o final do século passado. Foi descoberto pelos especialistas que, a borda do manto de gelo derruba esses icebergs de uma forma muito mais rápida do que o gelo pode ser substituído naturalmente.

Ao longo dos últimos anos, as geleiras diminuíram, com os icebergs derretendo mais rapidamente para o oceano e assim acelerando a taxa de aumento global do nível do mar.

Outro estudo publicado na Earth System Science Data, detalha como o afinamento do gelo da Antártica se espalha das bordas externas do continente para o interior à medida que a água do oceano se dissipa.

Observando os dois estudos, a Nasa compreende que o continente congelado está, de fato, se modificando:

— A Antártida está desmoronando em suas bordas. Quando as plataformas de gelo diminuem e enfraquecem, as enormes geleiras do continente tendem a acelerar e aumentar a taxa de aumento global do nível do mar — afirma o cientista da JPL-Nasa, Chad Greene.

O novo estudo, que está ainda sendo promovido pela Nasa, sintetiza imagens via satélite do continente para combinar medições e compreender o fluxo de gelo obtido a partir de um mapeamento de geleiras. Os detalhes revelarão tendências de longo prazo e os padrões climáticos anuais que afetam o gelo.

COMENTÁRIOS