PUBLICIDADE
Importante
Caverna funerária da época do Faraó do Êxodo é encontrada em Israel
20/09/2022 08:17 em MUNDO

O livro do Êxodo relata a saída dos hebreus do Egito, pelas mãos do libertador Moisés, levantado por Deus para aquela importante tarefa. De acordo com historiadores, o governante do Egito naquele momento era Ramsés II, embora seu nome não seja citado na Bíblia.

Em apoio a essa ideia, uma equipe de arqueólogos que fazia escavações no Parque Nacional Palmachim, ao sul de Tel Aviv, na semana passada, encontrou uma caverna intocada de 3.300 anos, durante o reinado de Ramsés II.

De acordo com o The Times of Israel, os arqueólogos encontraram a rocha caída que revelava um antigo tesouro da era do faraó biblicamente famoso. No local, a descoberta de diversos itens data do final da Idade do Bronze, perto ou durante o reinado de Ramsés II.

A caverna foi avistada quando a rocha se deslocou durante o trabalho de construção e a iluminação mostrou um conjunto de objetos intactos cerca de 2,5 metros abaixo.

Os inspetores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, sigla em inglês) foram chamados ao local para conferir o achado. Eles se mostraram muito empolgados, conforme mostra um vídeo em hebraico que registrou a inspeção inicial do lugar onde ninguém havia pisado por mais de três milênios.

“Simplesmente incrível”, disse Uzi Rothschild da IAA repetidamente. “Há frascos dentro dos frascos! Uau!", alguém diz. "Inacreditável!", declara Rothschild.

A empolgação atinge ápice quando o vídeo mostra a descoberta de esqueletos potencialmente múltiplos no canto da caverna em forma de quadrado.

“Este é um achado único na vida! Não é todo dia que você entra em um set de Indiana Jones – uma caverna com ferramentas no chão que não foram tocadas em 3.300 anos”, disse o especialista em Idade do Bronze da IAA, Eli Yannai, em um comunicado à imprensa.

Vasos e tigelas

Yannai acredita que as embarcações foram importadas do Líbano, Síria e Chipre, o que ele disse ser comum para assembleias funerárias da época.

A equipe encontrou dezenas de vasos de cerâmica de diferentes tamanhos e formas, incluindo tigelas fundas e rasas, algumas pintadas de vermelho, outras contendo ossos; panelas para cozinhar; jarras e lamparinas de barro que ainda guardavam os pavios queimados.

Outros materiais orgânicos podem ter se desintegrado ao longo dos milênios, incluindo uma aljava que continha uma série de pontas de flechas de bronze ou pontas de lança que foram encontradas na caverna, informa o The Times of Israel.

Após essas primeiras descobertas, os arqueológicos do popular parque de praia esperam encontrar outros objetos, onde existem vestígios de assentamentos da época muçulmana. O parque possui uma trilha arqueológica designada, que celebra, entre outras estruturas, uma antiga fortaleza que protegia a costa há cerca de 3.500 anos, quando era povoada por cananeus, vassalos dos egípcios governantes.

Êxodo

Desde 1992, os arqueólogos fazem escavações intermitentes no local, onde construções anteriores revelaram uma pedreira contemporânea à caverna recém-descoberta.

Yannai revela que os achados na caverna datam do século 13 a.C. (Idade do Bronze Final IIB), ou perto do período que mais se aproxima da história bíblica do Êxodo em que Ramsés II é frequentemente escalado como o faraó de coração duro que não deixaria o povo de Moisés sair do Egito.

Embora não haja evidência direta de Ramsés II em Israel, uma coluna atribuindo a vitória sobre os cananeus por seu filho, Merneptah, foi descoberta em 1896. A coluna é considerada a mais antiga referência textual a “Israel” encontrada fora da Terra Santa.

“Neste período, no longo reinado da décima nona dinastia egípcia Faraó Ramsés II, o Império Egípcio controlava Canaã, e a administração egípcia oferecia condições seguras para um amplo comércio internacional. Esses processos econômicos e sociais são refletidos na caverna funerária que contém vasos de cerâmica importados de Chipre e de Ugarit na costa norte da Síria, bem como de cidades costeiras próximas, incluindo Yafo (Jaffa), Ashdod, Ashkelon, Gaza e Tel Ajjul, mostrando claramente que a população de Yavneh-Yam (Palmahim Beach), desempenhou um papel fundamental na animada atividade comercial que ocorreu ao longo da costa”, disse ele.

“O fato de a gruta ter sido lacrada, e não saqueada em épocas posteriores, permite-nos, com os meios científicos hoje disponíveis, extrair uma grande quantidade de informação dos objetos e materiais que nelas sobreviveram, e que não são visíveis ao olho, incluindo materiais orgânicos. A caverna pode nos fornecer uma visão completa dos costumes funerários no final da Idade do Bronze”, disse Yannai.

Itens roubados

Apesar de mídia a mídia ter mantido o sigilo solicitado até domingo de manhã, em seguida as mídias sociais começaram a ferver com a descoberta na sexta-feira.

O vídeo com as gravações preliminares se tornou viral mesmo quando as equipes da IAA tentaram fechar novamente a caverna para evitar danos e roubos antes da escavação científica.

Infelizmente, alguns itens foram roubados antes da conclusão do fechamento, de acordo com o chefe da IAA, Eli Eskozido.

“Pouco antes de a caverna ser selada, e apesar de guardá-la, vários itens arqueológicos foram roubados da caverna, e o assunto está sob investigação”, disse ele em comunicado.

A IAA disse ao The Times of Israel que a IAA e várias universidades estão agora em negociações para começar a formular planos para uma escavação completa do local notável.

COMENTÁRIOS