É falso que Lula criou o dia da Marcha para Jesus no Brasil; entenda
MUNDO
Publicado em 24/10/2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou no último dia 18 do podcast Flow, onde falou sobre diversos temas. Em um deles, sobre a Marcha para Jesus, o petista mentiu ao dizer que foi o responsável pela criação do evento em solo brasileiro.

“Fui eu em 2010 que criei a Marcha com Jesus”, afirmou o ex-presidente. No site oficial do petista também consta a informação mentirosa a esse respeito. Em um texto intitulado “Divulgue a verdade: Lula criou o Dia Nacional da Marcha para Jesus”, encontramos o seguinte trecho:

“Na manhã da sexta-feira (26), Lula fez uma postagem importante no Twitter: ‘Como tem gente espalhando mentira, temos que lembrar que o Dia Nacional da Marcha para Jesus foi feito por nós em 2009′”, diz o trecho, que acrescenta: “Quem criou o Dia da Marcha para Jesus só falou verdades no post.”

Lula criou a Marcha para Jesus?

A verdade é que o ex-presidente Lula não foi responsável pela criação do maior evento de rua organizado pelas igrejas evangélicas no país. O ato foi trazido ao Brasil pelo líder da Igreja Renascer em Cristo, apóstolo Estevam Hernandes, em 1993.

O primeiro evento ocorreu na Avenida Paulista, segundo a CNN Brasil, naquele mesmo ano. Mas, foi só em 2008 que o então senador Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), bispo da Igreja Universal do Poder de Deus, criou o Projeto de Lei que oficializou a Marcha para Jesus no Brasil.

Lula, como era presidente da República em 2009, foi apenas o responsável por sancionar o PL criado por Crivella, o que é muito diferente da afirmação feita pelo petista, atualmente, de que ele teria criado o evento.

Uma reportagem publicada pelo portal G1 em setembro daquele ano também é clara ao dizer que a lei responsável pela criação da Marcha para Jesus não pertence a Lula. De acordo com a matéria, “o evento teve origem em Londres e o projeto é do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).”

O correto, portanto, seria Lula afirmar apenas que foi o responsável por sancionar a lei que oficializou a manifestação, visto que, como a lei sancionada não é da sua autoria, e o evento já existia no país há anos, afirmar que o mesmo “foi feito por nós em 2009” não corresponde à realidade!

Comentários