PUBLICIDADE
Importante
Pastor diz que temporal em SP foi ação de “espíritos malignos” devido ao Carnaval
22/02/2023 10:33 em MUNDO

Viralizou nas redes sociais um vídeo em que o pastor Lamartine Posella, líder da Igreja Batista Palavra Viva, em São Paulo, aparece fazendo um comentário polêmico a respeito do temporal que atingiu o litoral paulista durante o Carnaval, deixando até o momento 44 mortos, 49 desaparecidos e mais de 2.496 mil desabrigados.

Para o líder religioso, a tragédia climática seria fruto da atuação de “espíritos malignos” que teriam sido liberados com a realização do Carnaval. “Foi a maior que já houve no Brasil”, disse ele se referindo ao temporal.

Quanto a essa informação, de fato, as chuvas que atingiram São Paulo entre os dias 18 e 19 foram as maiores registradas em 24 horas na história do país. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segundo o G1.

“A Bíblia diz que os anjos… eles têm poder pra afetar a natureza. Pra mover os ventos; pra fazer tempestades. A Bíblia diz que, inclusive, labaredas de fogo. Isso significa que não foi uma tempestade normal”, continuou Posella.

“Foi uma tempestade, na minha opinião, que tem as mãos mesmo, literalmente, de espíritos malignos que vieram pra manifestar o seu ódio, a sua ira”, acrescentou o líder religioso.

Na sequência, o pastor questionou o motivo da tragédia ocorrer justamente durante o período de Carnaval, fazendo uma associação das festividades com a suposta ação dos espíritos que teriam causado o temporal em São Paulo.

“Não tenho dúvidas que estão sendo abertos portais”, afirmou. “Portais que dão legalidade pra que esses espíritos malignos ajam. Deus, muitas vezes Ele permite a calamidade, porque Ele quer chamar atenção do seu povo, e quer também dar a oportunidade para as pessoas se arrependerem dos seus pecados. Queridos, vamos orar por eles.”

Reações

A maioria dos seguidores de Posella concordou com o pastor. Alguns lembraram dos recentes terremotos na Turquia e Síria, onde morreram mais de 40 mil pessoas, argumentando que estes fatos seriam “sinais” de Deus para a humanidade.

Uma seguidora também lembrou dos relatos de avivamento espiritual na Universidade de Asbury, Estados Unidos, e lamentou a situação atual do nosso país. “Turquia em prantos! EUA em oração! Brasil no carnaval! Brasil país da discrepância, isso explica muita coisa!”, escreveu.

Conhecido no meio teológico por suas posições liberais alinhadas à esquerda política, o teólogo e ativista Hermes Fernandes, por outro lado, criticou Posella, argumentando que tragédias como a de São Sebastião são o resultado da maneira como a própria humanidade lida com a natureza.

Ou seja, para Fernandes, o temporal que atingiu São Paulo não tem nada a ver com ação demoníaca. “Como é possível que em pleno século XXI, com todo o avanço científico, alguém com formação teológica acadêmica ainda nutre uma crença animista tão rudimentar[?]”, questionou ele.

“Não cabe isso no evangelho. O único acerca de quem os discípulos exclamaram: ‘Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem’, é Cristo. Ora, se Ele tem poder sobre os fenômenos naturais, por que não impede que tragédias ocorram? A resposta é relativamente simples. Deus criou o mundo e estabeleceu leis que uma vez quebradas trazem consequências. Não me refiro-me a leis morais, mas as que regem a natureza.”

COMENTÁRIOS