As chuvas fortes que atingiram a capital paulista nos últimos dias devem continuar pelo menos até hoje (14).
Na quarta-feira, a previsão é de chuvas isoladas e com menor intensidade. Os temporais devem voltar no fim de semana.
Hoje, a cidade de São Paulo voltou a registrar alagamentos. Carros ficaram submersos e pessoas ilhadas tiveram de ser resgatadas em botes. Um corpo foi encontrado no rio Tietê.
Na semana passada, o temporal causou a morte de uma idosa em Moema, na zona sul.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Franco Nadal Villela explica por que os temporais são comuns nessa época do ano.
"Há o desenvolvimento de áreas de baixa pressão junto ao litoral de São Paulo e tem toda uma umidade que vem da Amazônia e chega à região. São ventos que trazem umidade da região Norte para o Sudeste", afirma.
"Ainda chove bem entre segunda e terça. Na quarta, as pancadas ficam mais isoladas. Talvez volte a chover algo mais significativo no domingo. Em resumo, teremos um começo de semana chuvoso e, do meio para o fim da semana, tardes mais quentes e com menos nebulosidade."
Águas de março
Março fecha o verão chuvoso e faz a transição para o outono mais seco. Historicamente, é um mês com alta variabilidade de precipitação: alguns são bem chuvosos, outros mais secos.
Neste ano, as previsões indicam que o volume das chuvas ficará levemente acima da média do mês — que é de 229 mm para a capital paulista. Até agora, já choveram 177,4 mm.
O mês de março detém o recorde da série histórica de chuva na cidade de São Paulo: nunca choveu tanto na capital paulista como em março de 2006. Naquele período, o volume chegou a 607,9 mm.