PUBLICIDADE
Importante
Tá caindo o mundo! Até quando vai chover forte em São Paulo?
14/03/2023 06:04 em MUNDO

As chuvas fortes que atingiram a capital paulista nos últimos dias devem continuar pelo menos até hoje (14). 

Na quarta-feira, a previsão é de chuvas isoladas e com menor intensidade. Os temporais devem voltar no fim de semana. 

Hoje, a cidade de São Paulo voltou a registrar alagamentos. Carros ficaram submersos e pessoas ilhadas tiveram de ser resgatadas em botes. Um corpo foi encontrado no rio Tietê. 

Na semana passada, o temporal causou a morte de uma idosa em Moema, na zona sul. 

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Franco Nadal Villela explica por que os temporais são comuns nessa época do ano.

"Há o desenvolvimento de áreas de baixa pressão junto ao litoral de São Paulo e tem toda uma umidade que vem da Amazônia e chega à região. São ventos que trazem umidade da região Norte para o Sudeste", afirma.

"Ainda chove bem entre segunda e terça. Na quarta, as pancadas ficam mais isoladas. Talvez volte a chover algo mais significativo no domingo. Em resumo, teremos um começo de semana chuvoso e, do meio para o fim da semana, tardes mais quentes e com menos nebulosidade."

 

Águas de março 

Março fecha o verão chuvoso e faz a transição para o outono mais seco. Historicamente, é um mês com alta variabilidade de precipitação: alguns são bem chuvosos, outros mais secos. 

Neste ano, as previsões indicam que o volume das chuvas ficará levemente acima da média do mês — que é de 229 mm para a capital paulista. Até agora, já choveram 177,4 mm. 

O mês de março detém o recorde da série histórica de chuva na cidade de São Paulo: nunca choveu tanto na capital paulista como em março de 2006. Naquele período, o volume chegou a 607,9 mm. 

COMENTÁRIOS