A Agência Polaca de Serviços de Navegação Aérea (PANSA) emitiu um Aviso às Missões Aéreas (NOTAM) cobrindo uma vasta área de espaço aéreo no leste do país, ao longo da sua fronteira com a Bielorrússia e estendendo-se até ao enclave russo de Kaliningrado, na costa do Báltico.
O aviso, que foi publicado em 2 de fevereiro de 2024, no site da PANSAS, é válido para o período de 5 de fevereiro (06h00 UTC) a 5 de maio de 2024 (06h00 UTC) e deve-se a preocupações com uma situação de segurança cada vez mais ameaçadora em o leste do país.
O NOTAM N0608/2024 afirma que “podem ser esperadas atividades militares não planejadas relacionadas à garantia da segurança do Estado na área”.
A invasão da Ucrânia pela Rússia levou a um agravamento das tensões de longa data entre o Ocidente e a Rússia e a sua aliada Bielorrússia. Isto resultou num aumento do nível de alerta ao longo do flanco oriental da OTAN.
Vários incidentes ocorreram no espaço aéreo polaco nos últimos dois anos, relacionados com a guerra na Ucrânia. O mais recente, ocorrido em dezembro de 2023, viu um míssil russo entrar no espaço aéreo polaco a caminho de atacar um alvo na Ucrânia.
O NOTAM soma-se a vários avisos emitidos nas últimas semanas por vários países da NATO, incluindo os militares alemães, suecos e dinamarqueses, relativamente a uma probabilidade crescente de que a Rússia possa tentar sondar as defesas da aliança.