Irã afirma ter usado míssil hipersônico pela primeira vez contra Israel
MUNDO
Publicado em 02/10/2024

Teerã confirmou nesta quarta-feira (2/10) que, pela primeira vez, utilizou mísseis hipersônicos em um ataque, entre os cerca de 200 projéteis lançados ontem contra Israel - cerca de 180, de acordo com as autoridades israelenses.

O Irã dispõe de vários tipos de mísseis em seu arsenal.

O modelo hipersônico Fattah, lançado em 2023, pode se mover dentro e acima da atmosfera terrestre e é capaz de percorrer uma distância de 1.400 quilômetros, ou seja, alcançar Israel.

Em pronunciamento na televisão iraniana, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri, afirmou que a operação foi encerrada e seus objetivos atingidos. O principal deles foi vingar a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, num bombardeio israelense ocorrido na sexta-feira (27/9), no Líbano.

Bagheri declarou que os mísseis iranianos visaram as instalações do Mossad, o serviço de inteligêcia exterior israelense nos arredores de Tel Aviv, e duas bases aéreas, a de Nevatim e de Hatzerim. O general disse que "90% dos mísseis atingiram seus alvos". Ele acrescentou, entretanto, que o Irã poderá dar sequência ao ataque se houver uma resposta isralense à agressão. Neste caso, "a operação seria ainda maior e contra todas as infraestruturas de Israel", advertiu.

Comentários