PUBLICIDADE
Importante
Knesset tem 21 dias para nomear um novo PM ou convocar quarta eleição
16/04/2020 14:55 em MUNDO
Knesset tem 21 dias para nomear um novo PM ou convocar quarta eleição

 

Artículo original de Noticias de Israel: https://israelnoticias.com/gobierno/knesset-pm-cuartas-elecciones/

O presidente de Israel pediu ao Knesset na quinta - feira para eleger um novo primeiro-ministro, dando ao parlamento três semanas para concordar com um líder ou mergulhar o país em uma quarta eleição consecutiva sem precedentes em pouco mais de um ano.

O presidente Reuven Rivlin assumiu a liderança depois que seu primeiro-ministro nomeado, ex-chefe militar Benny Gantz e primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não chegaram a um acordo de compartilhamento de poder antes da meia-noite.

Saiba mais

Espero que o Knesset possa encontrar uma maioria que permita a formação de uma coalizão o mais rápido possível, para evitar a realização de uma quarta eleição ", disse Rivlin em seu comunicado.

Gantz e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não cumpriram o prazo de quarta-feira para formar um governo de emergência para lidar com a ameaça do coronavírus e evitar outra eleição dispendiosa e divisória. Mas as partes concordaram em continuar as discussões.

Representantes do partido Likud de Netanyahu e Kajol-Lavan se encontraram no final de quarta-feira, após o fim do feriado da Páscoa, para as últimas negociações sobre um acordo de compartilhamento de poder. Se fracassarem, o país se aproxima de uma quarta eleição consecutiva em pouco mais de um ano.

O presidente Reuven Rivlin concedeu aos dois rivais uma prorrogação de 48 horas na segunda-feira para tentar concluir as negociações depois de relatar "progresso significativo" em suas negociações. Embora o prazo tenha passado, eles divulgaram uma declaração conjunta no início da quinta-feira dizendo que as discussões continuariam no final do dia.

Um acordo provavelmente exigiria um compromisso significativo de ambos os homens. Durante três campanhas amargas no ano passado, Gantz prometeu nunca servir em um governo sob Netanyahu, que foi acusado de uma série de acusações de corrupção. Enquanto isso, o veterano Netanyahu provavelmente seria forçado a se afastar e permitir que Gantz atuasse como primeiro-ministro por parte do tempo em um acordo rotativo de compartilhamento de poder .

 

As eleições do mês passado, como as campanhas de setembro e abril, terminaram sem um vencedor claro. Mas com uma pequena maioria de legisladores apoiando-o, Gantz teve a primeira oportunidade de construir uma coalizão.

Embora seus apoiadores estejam profundamente divididos, eles se uniram em sua animosidade em relação a Netanyahu, e ele começou a avançar com uma legislação que desqualificaria o acusado Netanyahu para servir como primeiro-ministro no futuro.

Mas com a crise do vírus piorando e sua própria aliança vacilante, Gantz deu uma volta de 180 graus no final do mês passado e aceitou uma oferta de Netanyahu para buscar um governo conjunto para lidar com a pandemia . O movimento recebeu críticas duras dos apoiadores de Gantz e fez sua aliança Kajol-Lavan desmoronar, deixando-o com uma facção de apenas metade do seu tamanho original.

No fim do prazo de quarta-feira, o mandato de Gantz para formar um governo expirou tecnicamente. Mas os partidos podem continuar as discussões até que o parlamento seja formalmente dissolvido.

Israel registrou mais de 12.500 casos e pelo menos 130 mortes pelo surto , que paralisaram a economia, trancaram israelenses em suas casas e elevaram o desemprego a níveis recordes.

Netanyahu e Gantz pareciam estar próximos de um acordo de rotação no qual cada um cumpria um mandato como primeiro-ministro. Mas na semana passada as negociações pararam, é relatado um pedido de Netanyahu para ter mais influência nas nomeações judiciais.

Netanyahu aguarda julgamento por acusações de suborno, quebra de confiança e fraude. Ele negou qualquer irregularidade e se apresenta como vítima de uma caça às bruxas pela mídia e judicial.

Após três campanhas desagradáveis, há muita desconfiança e sangue ruim. Apesar de seus apelos à unidade, Netanyahu pode estar procurando outra opção para capitalizar o que geralmente tem sido visto como sua capacidade de lidar com a crise do coronavírus .

Uma pesquisa publicada segunda-feira no canal 12 mostrou que o Likud de Netanyahu está ganhando apoio e garantindo facilmente sua reeleição.

Atualmente, Netanyahu conta com o apoio de 59 parlamentares, apenas dois da maioria dos 120 assentos no parlamento. Se o parlamento mergulhar em um período de incerteza de três semanas, Netanyahu provavelmente usará esse tempo para tentar atrair um par de desertores da oposição para a maioria e evitar as eleições.

Com o país liderado por um governo provisório devido à paralisia legislativa desde que as primeiras eleições foram convocadas no final de 2018, uma quarta votação ampliaria a crise política em meio a uma pandemia global . Não está claro como uma eleição pode ocorrer com as ordens atuais para ficar em casa.

 

 

 

Artículo original de Noticias de Israel: https://israelnoticias.com/gobierno/knesset-pm-cuartas-elecciones/

 

COMENTÁRIOS