O VERDADEIRO MOTIVO PARA O TRATADO DE PAZ DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
MUNDO
Publicado em 22/10/2020

O VERDADEIRO MOTIVO PARA O TRATADO DE PAZ DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS: ISRAEL CUROU UMA PRINCESA DE DUBAI

Um ex-membro druso do Knesset expressou sua crença de que um conto de fadas em que a vida de uma princesa árabe foi salva abriu as portas para a normalização das relações entre os Emirados Árabes Unidos e Israel.

AYOUB KARA: REUNIÕES SECRETAS PARA SALVAR A PRINCESA DO BAHRAIN

Em seu discurso virtual para o Fórum Econômico Israelense-Palestino na terça-feira, Ayoub Kara, um druso israelense que foi membro do Knesset pelo Likud e serviu como Ministro das Comunicações , relatou a história notável que aconteceu dez anos atrás. 

“Eu acreditava que em 2010 tínhamos a oportunidade de [ter] boas relações com os Estados do Golfo”, disse Kara no fórum. “Este foi o início do processo.”

Shaikha (Princesa) Fatima bint Khalifa, a filha mais velha de Sua Alteza Shaikh Salman bin Hamad Al Khalifa, o ex-governante do Bahrein, adoeceu em 2010. Na época, Kara era vice-ministra de Israel para a Cooperação Regional. Os EUA a convidaram para ser tratada lá, mas ela expressou preferência pelo tratamento em Israel. Na época, não havia relações oficiais entre os dois países. O pedido da família real foi transmitido via Kara e seu tratamento em Israel foi aprovado pelo primeiro-ministro Netanyahu.

“No Bahrein, eles realmente não deram a ela uma chance de sobreviver”, disse Kara ao The Times of Israel em 2010. “No final, nós a recebemos aqui, ela foi submetida a uma operação e, posteriormente, até mesmo passou algum tempo [em um centro de reabilitação] em Nesher próximo a Haifa. ”

Muitos dos detalhes sobre sua doença e tratamento nunca foram divulgados à mídia, mas acredita-se que ela tenha ficado em Israel por cerca de dois meses.

A MISERICÓRDIA MÉDICA LEVA A UMA CONEXÃO POLÍTICA

Em agradecimento, as autoridades do Bahrein convidaram Kara para discutir como Israel e os estados árabes sunitas poderiam intensificar ainda mais sua cooperação .

“O relacionamento com a coalizão saudita [comandada] é muito importante para nós”, disse ele após a reunião. “Toda a coalizão saudita quer laços mais fortes porque os perigos que enfrentam são os mesmos que Israel. Esse perigo é o Irã. Temos muitas coisas em comum hoje. ”

 

Comentários