Dois anos depois que Charles Kushner chamou o prefeito de Jersey City de “outro político idiota de Nova Jersey” e sua empresa processou a cidade por bloquear seu enorme projeto de uso misto no Journal Square, os dois lados encerraram sua batalha legal.
O prefeito Steve Fulop disse que a cidade resolveu todos os litígios com a Kushner Companies e que a imobiliária pode avançar na construção de duas torres de 64 andares em Jersey City. Segundo Fulop, a cidade não dará a Kushner nenhum abatimento de impostos.
As empresas Kushner planejaram primeiro erguer as torres de uso misto em terrenos baldios no subdesenvolvido Journal Square em 2014. Os apartamentos deveriam ficar sobre o varejo e espaço comercial, com a WeWork como um dos inquilinos-âncora.
Ele foi considerado um projeto de transformação para uma área de Jersey City que era conhecida principalmente como um centro de transporte por ser a sede da Autoridade Portuária Trans-Hudson, um sistema de trânsito.
Mas o projeto teve problemas quando o plano das Empresas Kushner de levantar US $ 150 milhões em financiamento para construção por meio do programa EB-5 saiu pela culatra em maio de 2017. Um roadshow chinês anunciando o projeto causou alvoroço e desencadeou uma investigação federal .
A tensão então começou a crescer entre as empresas Fulop e Kushner por causa de reduções de impostos e pagamentos perdidos.
Em abril de 2018, a cidade ameaçou bloquear o desenvolvimento , alegando que o prazo para iniciar a construção não foi cumprido e uma taxa municipal não paga de $ 40.000. A diretora executiva de redesenvolvimento de Jersey City, Diana Jeffrey, também disse que a agência duvidava da capacidade dos desenvolvedores de financiar totalmente o 1 Journal Square e "ver o projeto até sua fruição".
Jersey City negou ao projeto um abatimento de impostos, levando as Empresas Kushner a abrir um processo em junho de 2018, alegando que estava sendo discriminada por causa de seus laços com o presidente Donald Trump . Um juiz rejeitou o processo em agosto de 2019. A empresa contestou com outro processo no ano passado, mais uma vez acusando a cidade de perseguir a empresa por causa do relacionamento de Jared Kushner com Trump (o filho de Charles, o ex-chefe das Empresas Kushner, é filho do presidente sogro e conselheiro sênior).
Na época do processo inicial, Fulop disse: “Resultado - da mesma forma que eles usam ilegalmente a presidência para ganhar dinheiro é a mesma que aqui eles tentam usar a presidência para fingir ser vítimas. Eles farão de tudo para manipular a situação. ”
Além de sua referência profana a Fulop, Charles Kushner, o fundador da Kushner Companies, acusou o prefeito de mudar de lado para apelar aos “odiadores de Trump”.
Mas agora que o litígio foi encerrado, a Kushner Companies pode finalmente seguir em frente com seu projeto.
A construção está programada para começar em 2021 e incluirá um estacionamento de 10 andares para os residentes do prédio. WeWork não será mais um inquilino. Cada torre terá 52 andares de unidades residenciais acima de um edifício básico de 12 andares com varejo no térreo, espaço de amenidades, usos residenciais adicionais e estacionamento estruturado, de acordo com um comunicado de imprensa do escritório do Fulop.
A altura dos edifícios também foi reduzida para 710 pés de 758 inicialmente.
O novo acordo de redesenvolvimento inclui um investimento de $ 2,5 milhões em iniciativas artísticas locais e exigirá que a Kushner Companies se concentre na contratação local, disse o comunicado.
“Felizmente, depois de muitos anos e muitos desenvolvedores anteriores que deixaram esta propriedade estagnada, a grande equipe da cidade e as Empresas Kushner conseguiram colocar de lado suas diferenças e colaborar para chegar a um terreno comum”, disse Fulop em um comunicado.
As Empresas Kushner estão apostando alto em Nova Jersey , o estado onde a empresa fez seu nome. A empresa comprou recentemente sete prédios para aluguel do First Real Estate Investment Trust de New Jersey por US $ 266,5 milhões . O portfólio consiste em 1.058 unidades em Wayne, River Edge, Westwood Hills, Rockaway, Red Bank e Hackensack, além de Middletown, Nova York.
A empresa também possui o Pier Village, um complexo de uso misto em Long Branch que comprou com o Extell Development de Gary Barnett em 2014 por US $ 200 milhões.