O FUTURO DE MOEDA ÚNICA CHEGOU
MUNDO
Publicado em 25/10/2020

Pelo andar da carruagem nos dias de hoje, vemos uma largada sem precedentes para se instaurar uma moeda única mundial, pois tudo está acontecendo diantes de nossos olhos.

Cada banco central está para criar suas CBDC's - Central Bank Digital Currencies , ou seja Moeda Digital do Banco Central. 

O Banco Central das Bahamas anunciou que o “Sand Dollar” ("dólar de areia") do país - uma moeda virtual apoiada pelo estado - já está disponível em todo o país.

O banco central da China, o Banco do Povo da China (PBOC), publicou um projeto de lei nesta sexta-feira que visa fornecer uma estrutura regulatória e legitimidade para uma futura moeda digital do banco central (CBDC), o yuan digital.

O Banco do Povo da China esclareceu que o projeto da nova lei está aberto para consulta pública até 23 de novembro de 2020.

Notícias anteriores indicaram que a China espera começar oficialmente a emitir o yuan digital antes das Olimpíadas de Inverno em Pequim em fevereiro de 2022. Além disso, no início deste mês, a China conduziu um grande teste do sistema de pagamento digital do yuan de Shenzhen, onde quase 47.500 residentes reivindicaram 200 yuan (US$ 30) cada em moeda digital, que eles gastaram em 3.389 lojas em toda a cidade.

A criação do bitcoin e da maioria das criptomoedas tinha como objetivo substituir, ou até mesmo subverter, o sistema atual e buscar novos espaços para negociar e trocar produtos, serviços e informação. Uma economia digital transformaria totalmente a sociedade e a forma como fazemos e pensamos as transações financeiras e comerciais.

Tecnologias descentralizadas dariam poder ao povo para decidir como usar o próprio dinheiro, sem intermediários e sem bancos centrais assumindo um papel de regulador destas moedas digitais.

Mas, recentemente, governos de vários países, entre eles China e Estados Unidos, anunciaram planos para digitalizar suas moedas nacionais. É o que especialistas do setor e membros da comunidade de criptomoedas estão chamando de Central Bank Digital Currency (daí a sigla CBDC).

Como as CBDCs são centralizadas, emitidas por um banco central, elas deverão ser mais  estáveis do que as criptomoedas quanto à volatilidade em relação às outras moedas emitidas por bancos centrais, as moedas tradicionais que já conhecemos, conhecidas  também como moedas fiat. Neste cenário, a central bank digital currency é parte da oferta monetária base do país, junto de outras moedas em outros formatos.

Assim como não precisamos de banco para pagar a conta de um restaurante em dinheiro vivo, no caso das CBDCs, é como se cada pessoa no país tivesse acesso a uma conta bancária com ela o tempo todo, que permitisse fazer transações financeiras entre duas partes em lugares distantes em segundos, sem necessariamente precisar ter um banco como intermediário.

Poderiam alguns antigamente se perguntarem como surgiria uma moeda única e a resposta está aí através da tecnologia

chamda de blockchian, e talvez também se perguntariam como surgiria um governo único e creio que a resposta mais uma

vez será através da tecnologia ou uma tecnocracia que está se agigantando cada vez mais, tomando conta de governos, 

pessoas e coisas, chegando até certo ponto de criarem um senso, se já não possuem, com a quantidade de pessoas 

necessárias para viverem em mundo "mais justo e sustentável" .

 Recomendo ver video sobre o assunto na seção video da página...

Comentários