Efeitos colaterais das vacinas da Covid não serão ‘um passeio no parque’
MUNDO
Publicado em 26/11/2020

 

Os médicos dizem que o CDC deve alertar as pessoas que os efeitos colaterais das vacinas da Covid não serão ‘um passeio no parque’

PONTOS CHAVE

  • O CDC deve ser transparente sobre os efeitos colaterais que as pessoas podem sentir após receber sua primeira injeção de uma vacina contra o coronavírus, recomendaram os médicos durante uma reunião na segunda-feira com conselheiros do CDC.
  • A Dra. Sandra Fryhofer disse que as vacinas Covid-19 da Pfizer e da Moderna exigem duas doses e ela se preocupa se seus pacientes voltarão para uma segunda dose por causa dos efeitos colaterais potencialmente desagradáveis ​​após a primeira injeção.
  • Ambas as empresas reconheceram que suas vacinas podem induzir efeitos colaterais semelhantes aos sintomas associados ao Covid-19 leve, como dores musculares, calafrios e dor de cabeça.
  • As autoridades de saúde pública e as farmacêuticas precisam alertar as pessoas que as vacinas contra o coronavírus podem ter alguns efeitos colaterais graves para que saibam o que esperar e não tenham medo de receber a segunda dose, recomendaram os médicos durante uma reunião na segunda-feira com conselheiros do CDC.

    As recomendações vêm no momento em que os estados se preparam para distribuir as vacinas que podem salvar vidas já no mês que vem.

     

    A Dra. Sandra Fryhofer, da American Medical Association, disse que as vacinas Covid-19 da Pfizer e da Moderna requerem duas doses em intervalos variáveis. Como médica, ela disse que se preocupa se seus pacientes voltarão para uma segunda dose por causa dos efeitos colaterais potencialmente desagradáveis ​​que podem sentir após a primeira injeção.

  • “Nós realmente precisamos conscientizar os pacientes de que isso não será um passeio no parque”, disse Fryhofer durante uma reunião virtual com o Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, ou ACIP, um grupo externo de especialistas médicos que aconselham o CDC. Ela também é uma ligação para o comitê. “Eles saberão que receberam uma vacina. Provavelmente não se sentirão maravilhosos. Mas precisam voltar para receber a segunda dose.”

    Os participantes dos testes das vacinas contra o coronavírus da Moderna e da Pfizer disseram à CNBC em setembro que estavam tendo febre alta, dores no corpo, fortes dores de cabeça, exaustão durante o dia inteiro e outros sintomas após receberem as injeções. Embora os sintomas fossem desconfortáveis ​​e às vezes intensos, os participantes disseram que muitas vezes iam embora depois de um dia, às vezes mais cedo, e que era melhor do que tomar Covid-19.

    Ambas as empresas reconheceram que suas vacinas podem induzir efeitos colaterais semelhantes aos sintomas associados ao Covid-19 leve, como dores musculares, calafrios e dor de cabeça.

    Uma mulher da Carolina do Norte no estudo Moderna, que está na casa dos 50 anos, disse que não teve febre, mas sofreu uma forte enxaqueca que a deixou esgotada por um dia e incapaz de se concentrar. Ela disse que acordou no dia seguinte se sentindo melhor depois de tomar Excedrin, mas acrescentou que Moderna pode precisar dizer às pessoas para tirar um dia de folga após uma segunda dose.

     

    “Se isso funcionar, as pessoas terão que se endurecer”, disse ela. “A primeira dose não é grande coisa. E então a segunda dose com certeza irá colocá-lo para baixo durante o dia ... Você precisará tirar um dia de folga após a segunda dose.”

  • Durante a reunião na segunda-feira, a Dra. Nancy Messonnier, diretora do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias do CDC, disse que a agência trabalharia para desenvolver orientação caso um profissional de saúde recebesse uma vacina e se sentisse mal no dia seguinte.

    “Como isso afeta o planejamento em nível de hospital em termos de qual equipe será vacinada em que dia?” ela disse.

  • Patsy Stinchfield, enfermeira praticante da Children’s Minnesota, disse que as autoridades e as farmacêuticas poderiam tentar falar sobre os efeitos colaterais de uma forma mais positiva. Ela disse que eles poderiam usar uma linguagem como “resposta” em vez de “reação adversa”.

    “Essas são respostas imunológicas”, disse Stinchfield, ex-membro votante do comitê. “E então, se você sentir algo após a vacinação, você deve esperar sentir isso. Quando você sente, é normal sentir alguma dor no braço ou fadiga, algumas dores no corpo e talvez até febre. Parece que em alguns desses testes, talvez mesmo tendo que ficar em casa sem trabalhar. ”

    A Dra. Grace Lee, professora de pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, concorda, dizendo que uma infecção por coronavírus pode ser prejudicial para uma família inteira.

    “Se eles perderem 14 dias de trabalho, é uma grande perda”, disse Lee, que é membro do ACIP, ao CDC. “Acho que temos que pensar sobre a vacina em si. Embora possa haver alguns problemas de perda de trabalho de curto prazo, eu acho que isso deve ser equilibrado com o risco de contrair uma infecção.”

    Stinchfield disse que algumas pessoas nos testes ficaram realmente desapontadas quando não sofreram os efeitos colaterais relatados por outras pessoas, pensando que devem ter recebido o placebo.

    A reunião do comitê acontece três dias depois que a Pfizer e seu parceiro BioNTech solicitaram uma autorização de uso emergencial da Food and Drug Administration para sua vacina contra o coronavírus.

    O processo da FDA deve levar algumas semanas, e uma reunião do comitê consultivo para revisar a vacina  foi agendada  para o início de dezembro. Alguns americanos podem receber a primeira dose da vacina em cerca de um mês.

    O ACIP deve convocar uma reunião de emergência para fazer recomendações específicas sobre a distribuição assim que o FDA autorizar uma vacina.

    As agências federais já estão enviando planos de vacinação para a equipe. Cinco agências começaram a dizer aos funcionários que poderiam receber a vacina Covid-19 da Pfizer ou Moderna em apenas oito semanas, disse uma pessoa com conhecimento de primeira mão desses planos à CNBC na sexta-feira .

Comentários