A situação que o planeta atravessa em meio à disseminação do covid-19 é “uma guerra entre a humanidade e o mundo dos vírus”, conforme destacou a representante da Organização Mundial de Saúde na Rússia, Melita Vujnovic, em um documentário transmitido neste domingo pelo canal Rossiya 1, relata RIA Novosti.
Por sua vez, o ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko, também compara no documentário o trabalho dos profissionais de saúde durante a pandemia com a mobilização de forças em uma guerra. “Para os profissionais médicos, isso, é claro, é comparado à mobilização”, e provavelmente “está perto de uma ação militar”, disse ele.
O número de pessoas afetadas pelo covid-19 em todo o mundo ultrapassa 71 milhões, enquanto as mortes já ultrapassam um milhão e meio, de acordo com os últimos dados da Universidade Johns Hopkins.
O total de casos positivos confirmados na Rússia desde o início da pandemia aumentou neste domingo para 2.653.928, após registrar outras 28.080 infecções no último dia. O número total de mortes é de 46.941. Hoje, a Rússia é o quarto país mais atingido pela pandemia, depois de Estados Unidos, Índia e Brasil.