Cientistas e vulcanologistas fazem o possível para derrubar essa afirmação, mas a mídia social ainda está repleta de conspirações infundadas e afirmações apocalípticas.
Uma pessoa tuitou: “O supervulcão Yellowstone entrará em erupção antes de retornarmos. "
Outra pessoa disse: “Cara, eu me lembro de ter visto um filme na aula de ciências da 7ª série sobre Yellowstone e como ele está destinado a explodir em qualquer ano e dizimar o planeta ... Estou esperando, senhora. "
E uma terceira pessoa disse: “Mais terremotos estão ocorrendo em Yellowstone que, novamente, podem ser os precursores de uma erupção. Mas por alguma razão os monitores não estão funcionando (?), O que parece improvável, dado que é um supervulcão e um dos cinco vulcões monitorados globalmente para o fluxo de magma. "
Felizmente, não se espera que o vulcão entre em erupção tão cedo e a recente onda de atividade não deve ser vista de forma alguma como um sinal de alerta da Mãe Natureza.
De acordo com a agência YVO do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), Yellowstone foi abalada por 43 terremotos durante o mês de abril.
O mais forte dos tremores foi um terremoto menor de magnitude 2,5 em 27 de abril.
O terremoto foi detectado a cerca de 15 milhas a nordeste de West Yellowstone, no estado de Montana.
O USGS disse: “Nenhuma atividade de enxame foi observada em abril. A atividade do terremoto de Yellowstone permanece nos níveis de fundo. "
Para efeito de comparação, um total de 105 terremotos foram detectados em março, incluindo um enxame de 12.
Essa é a norma para Yellowstone, onde até 3.000 terremotos são detectados a cada mês.
E nenhum deles até agora foi interpretado como um sinal de uma erupção inicial.
O USGS disse: “Yellowstone é monitorado por sinais de atividade vulcânica por cientistas da YVO que detectam terremotos usando sismógrafos e movimento do solo usando GPS (Sistema de Posicionamento Global).
“A YVO não detectou nenhum sinal de atividade que sugira que uma erupção seja iminente. "
|