PUBLICIDADE
Importante
Conta de água e esgoto vai ficar 9% mais cara a partir de 1º de outubro
04/09/2021 12:30 em BRASIL

Depois da conta de energia, vem aí o aumento na conta de água e esgoto. A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) autorizou um reajuste de 9% nas tarifas de água e esgoto da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan). 

Os novos valores entram em vigor a partir de 1º de outubro, em 53 cidades do Estado (veja a lista de cidades ao final da reportagem). 

Segundo a ARSP, o reajuste da tarifa é aplicado a cada cinco anos. O cálculo do índice é feito a partir de análises dos custos de receitas e despesas da companhia estadual. Em um primeiro momento, o reajuste seria de 9,28%, mas foi reduzido para 9% por conta dos efeitos socioeconômicos decorrentes da pandemia. No entanto, a cada ano - até 2025 - será aplicado um reajuste de 0,88%.

Novo modelo de cobrança 

Também a partir de outubro, os cidadãos contarão com um novo modelo de cobrança na tarifa de água, que passa a ser realizada em duas partes: parcela fixa + parcela variável, totalizando o valor da conta.

Segundo a ARSP, será considerada como parcela fixa a cobrança da disponibilidade e acesso aos serviços de água e esgoto, de acordo com as características do imóvel. Já a parcela variável será o consumo em si registrado nos hidrômetros. 

A parcela fixa também terá uma subdivisão: imóveis residenciais, sociais, públicos, comerciais e industriais onde há um hidrômetro para um imóvel será considerado como "usuário individual". Já o "usuário coletivo" são casos onde há mais de um imóvel (residencial ou comercial) sendo abastecido por um único hidrômetro. 

A agência considera que - com a nova tarifa - os imóveis menores e com menos consumo de água terão uma "cobrança de serviços proporcional a sua realidade". 

 

COMENTÁRIOS