PUBLICIDADE
Importante
Covid: 117 milhões de brasileiros completam vacinação, 54,88% da população
01/11/2021 12:21 em BRASIL

O Brasil chegou hoje à marca de 117 milhões de habitantes que já completaram a vacinação contra a covid-19. Já são 117.079.004 brasileiros imunizados com a segunda dose ou a dose única, o correspondente a 54,88% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 1.293.969 pessoas finalizaram o esquema vacinal — destas, 1.289.397 tomaram a segunda dose e outras 4.572, a única. Também foram aplicadas 92.648 primeiras e 297.250 de reforço no mesmo intervalo de tempo. Ao todo, houve a aplicação de 1.683.867 doses de vacina contra a covid-19 em todo o Brasil nas últimas 24 horas.

Até o momento, 154.715.794 brasileiros foram vacinados com a primeira dose, o equivalente a 72,53% da população do país. Já 8.603.523 pessoas receberam a dose de reforço até aqui.

Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não informaram dados atualizados sobre a vacinação até o horário de conlusão do boletim do consórcio, às 20h.

 

Bolsonaro discute produção de vacina com diretor-geral da OMS em Roma

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se encontrou hoje com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante viagem para Roma, na Itália. O presidente está na capital italiana para participar da reunião da cúpula do G20, que acontece neste final de semana e reúne diversos líderes mundiais.

O vídeo da reunião com o diretor-geral da OMS foi compartilhado pelo presidente pelas redes sociais. Pelo Twitter, o Palácio do Planalto informou que a reunião aconteceu "à margem da cúpula de líderes do G20" e que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, também participou da reunião. Não foram divulgados outros detalhes.

"Agora há pouco, por ocasião do G20, eu tive um encontro com o senhor Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. Veja o que ele fala sobre origem do vírus, a vacinação em crianças e adolescentes, passaporte sanitário e medidas restritivas como lockdown", diz Bolsonaro em vídeo compartilhado no Facebook. Durante a conversa, Bolsonaro falou que medidas restritivas desequilibraram a economia.

 

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação. 

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

 

COMENTÁRIOS