Elon Musk publica novo vídeo de robô humanoide da Tesla
TECNOLOGIA
Publicado em 05/02/2024

Nesta quarta-feira (31), Elon Musk publicou no X um novo vídeo do robô humanoide da Tesla, o Optimus. Na legenda do vídeo que mostra o robô andando, o bilionário escreveu: “Indo dar um passeio com o Optimus”.Há algumas semanas, Musk já havia postado outro vídeo que despertou a curiosidade dos internautas, no qual Optimus aparece dobrando uma camiseta.

dono da Tesla e do X, antigo Twitter, esclareceu na postagem que o robô “ainda não consegue fazer isto de forma autônoma, mas certamente conseguirá fazê-lo de forma totalmente autônoma e num ambiente arbitrário (não vai precisar de uma mesa fixa com uma caixa que tenha apenas uma camiseta)”.

Em outubro de 2022, Musk apresentou o robo humanoide da Tesla pela primeira vez, mas o robô apenas subiu no palco e acenou para a plateia. Na ocasião, o bilionário lembrou que aquela era apenas uma primeira versão da máquina, e que melhorias ainda seriam feitas.

O que aparece nos vídeos acima é um Optimus – Gen 2, a segunda geração do robô.

Um dos engenheiros da Tesla que trabalha com o Optimus — também chamado de Tesla Bot — descreveu as melhorias feitas ao longo do ano de 2023.

“Passamos de um protótipo exploratório (Bumblebee/cee) para uma plataforma mais estável projetada pela Tesla (Optimus Gen-1). Melhoramos nossa locomoção, andando frequentemente fora do pórtico sem quedas e com uma marcha mais rápida e cada vez mais humana. Construímos um sistema de teleoperação de baixíssima latência e alta fidelidade, usado para coletar dados de treinamento de IA do bot que imita humanos executando determinadas tarefas”, publicou o engenheiro Milan Kovac.

“Projetamos, treinamos e implantamos algumas das primeiras redes neurais de ponta a ponta para robôs humanoides já vistas para executar tarefas de forma autônoma que exigem controle coordenado do torso, braços e mãos cheias de dedos humanoides. Projetamos e construímos mais uma versão atualizada do robô (Optimus Gen-2), adicionando um pescoço articulado, mãos renovadas com sensor tátil e uma integração mais estreita de chicotes, atuadores e eletrônicos”, acrescentou.

 

Comentários