PUBLICIDADE
Importante
EUA declararam "guerra dos microcircuitos" contra a China
10/03/2021 11:32 em TECNOLOGIA

O governo dos EUA bloqueou o fornecimento de microchips de "uso duplo" para a China. Representantes do governo Joe Biden acreditam que a China está usando chips de computador "contra os interesses americanos, inclusive para fins militares". A imprensa estrangeira chamou esta decisão de “a guerra dos microcircuitos”.

Neste contexto, o Asia Times publicou um artigo do colunista David Goldman, que afirma que tal decisão de Washington seria capaz de desacelerar o crescimento da economia chinesa, bem como desferir um doloroso golpe na implementação do programa para a criação e distribuição de redes 5G.

Do artigo de Goldman:

Os líderes da China estão apostando no futuro econômico do país com ganhos de produtividade impulsionados pela banda larga móvel 5G e seus derivados. E a proibição de Washington sobre a exportação de chips de computador de alto desempenho ameaça retardar o desenvolvimento planejado de redes 5G na China e causar danos de US $ 200 bilhões.

Observa-se que, no momento, os especialistas discordam sobre a rapidez com que a China pode substituir os microcircuitos americanos com base no uso de tipos modernos de semicondutores que diferem em um espectro de propriedades especiais. Ao mesmo tempo, como exemplo de que a China já começou a enfrentar dificuldades, é citada a suspensão das obras da fábrica de produção de microcircuitos de Wuhan "por problemas tecnológicos". O custo deste projeto na China é estimado em US $ 18,5 bilhões.

A imprensa estrangeira acredita que os Estados Unidos declararam uma "guerra dos microcircuitos" contra a China em resposta às tentativas de Pequim de bloquear o fornecimento de metais de terras raras aos Estados Unidos. A ameaça de privar os Estados Unidos de metais de terras raras levará ao colapso da indústria aeronáutica - por exemplo, a problemas com a produção de caças F-35. Cada um desses caças usa, de acordo com várias estimativas, de 250 a 350 kg de metais de terras raras.

COMENTÁRIOS