Araraquara cria 'unidade de quarentena' para abrigar moradores infectados com Covid
BRASIL
Publicado em 26/03/2021

Local disponibilizará 44 vagas, divididas em alas feminina e masculina, e funcionará nas dependências de um antigo motel, na Chácara Flora.

 Araraquara terá 'unidade de quarentena' para moradores infectados pela Covid-19 — Foto: Reprodução/Google

A Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara (SP) colocará em operação nesta quarta-feira (24) uma “Unidade de Quarentena” para abrigar pessoas positivadas para a Covid-19 que não têm condições de cumprir o isolamento obrigatório de 14 dias em suas residências.

A unidade disponibilizará 44 vagas, divididas em alas feminina e masculina, e funcionará nas dependências de um antigo motel, na Chácara Flora. Foi assinado um contrato de cessão do espaço para que a prefeitura não tenha custos com o aluguel do imóvel.

 

Como irá funcionar?

 

De acordo com a prefeitura, os abrigados receberão alimentação e visitas diárias das equipes médicas da Secretaria de Saúde para acompanhamento do quadro clínico.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, o objetivo é auxiliar as pessoas que estão positivadas e que não têm condições de cumprir o isolamento, colocando em risco a contaminação de seus familiares.

“O intuito é alojar, durante o período de quarentena, esses positivados que residem com muitas pessoas, num espaço pequeno, e que acabam colocando em risco seus familiares, transmitindo o vírus dentro de casa”, explicou.

A secretária municipal de saúde de Araraquara, Eliana Honain — Foto: Ely Venancio/EPTV

A secretária também disse que as equipes que orientam sobre a quarentena e cobram o cumprimento, constatam, diariamente o problema de pessoas “furando o isolamento” nas visitas domiciliares, ligações e até denúncias de vizinhos sobre a pessoa infectada que não deixa de circular pela rua e que a “Unidade de Quarentena” vem para auxiliar a resolver.

“A unidade de quarentena complementa o trabalho de enfrentamento e de contenção da transmissão do vírus entre positivados e familiares. Temos muitos casos de contaminação entre pessoas do mesmo círculo familiar. Já na primeira visita da equipe de Saúde ao positivado, se for constatada necessidade de um alojamento adequado para o cumprimento da quarentena, ele já vai ser informado e poderá optar pela estadia na nossa unidade de quarentena”, complementou.

Mais de 40 pessoas foram autuadas por descumprir isolamento social em Araraquara — Foto: Prefeitura Municipal de Araraquara

 

Multa

 

Araraquara já conta com dispositivos legais para cobrar o cumprimento da quarentena. Na última semana, 43 autos de infração envolvendo positivados e familiares próximos que desrespeitaram a isolamento obrigatório foram encaminhados ao Ministério Público do Estado de São Paulo.

O valor da multa para a pessoa física que descumprir a quarentena é de R$ 120,58.

O infrator ainda pode ser responsabilizado criminalmente com base no Artigo 268, do Código Penal, que prevê penalidades a quem desrespeita a determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. 

Comentários