Pastilha fabricada com a nova tecnologia, contendo centenas de chips individuais, cada um com até 50 bilhões de transistores.
[Imagem: IBM]
Transistores de 2nm
Depois de inovar com as tecnologias de 7 e 5 nanômetros (nm), a IBM apresentou agora o primeiro chip fabricado em escala industrial com tecnologia de 2 nanômetros.
Dois nanômetros é menor do que a largura de uma fita de DNA humano.
Segundo a empresa, os chips com nanotransistores de 2 nm permitem atingir um desempenho 45% maior ou um consumo de energia 75% menor do que os mesmos chips fabricados na tecnologia 7 nm, a mais utilizada hoje pela indústria microeletrônica.
Desenvolvida menos de quatro anos depois que a IBM anunciou seu marco de design de 5 nm, esta última inovação permitirá empacotar até 50 bilhões de transistores em um chip do tamanho de uma unha.
Aumentar o número de transistores por área pode tornar os chips menores, mais rápidos e mais eficientes.
Transistores de nanofolhas de 2 nm vistos por microscópio eletrônico.
[Imagem: IBM]
Vantagens da tecnologia 2nm
Segundo a empresa, os benefícios potenciais desses chips avançados de 2 nm podem incluir:
- Quadruplicar a vida da bateria de um celular, exigindo que os usuários carreguem seus aparelhos apenas uma vez a cada quatro dias.
- Reduzir a pegada de carbono das centrais de dados, que já respondem por 1% do uso global de energia elétrica.
- Acelerar drasticamente as funções dos notebooks, desde o processamento mais rápido nos aplicativos, passando pelo auxílio na tradução de idiomas com mais facilidade, até o acesso mais rápido à internet.
- Contribuir para detecção de objetos e tempo de reação mais rápidos em veículos autônomos, incluindo robôs e carros sem motorista.