PUBLICIDADE
Importante
Especialistas preveem que terceira onda da Covid-19 pode atingir Brasil em junho
31/05/2021 09:36 em BRASIL

Especialistas acreditam que uma possível terceira onda da Covid-19 pode chegar ao Brasil em junho. Segundo o epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal, a expectativa desse aumento de casos era esperada apenas para o mês seguinte.

"A tendência era [a terceira onda] viesse em julho e vai chegar em junho por vários motivos", disse Hallal. "O primeiro deles é que o patamar inicial já é muito alto. Quando estabilizamos em dois mil óbitos por dia, já começamos a reabrir o país."

Além disso, o ritmo lento de vacinação e a descoberta de novas variantes podem deixar essa terceira onda da doença ainda pior.

De acordo com uma estimativa do matemático Osmar Pinto Neto, da Universidade Anhembi Morumbi, o número de mortes pelo novo coronavírus pode chegar a 615 mil pessoas até agosto se a imunização não avançar. 

Quanto às cepas da doença, o país tenta conter atualmente a variante originária da Índia, que já tem oito casos confirmados nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro  e Minas Gerais

A aproximação da terceira onda também se reflete no sistema de saúde, que está voltando a ficar sobrecarregado. Segundo um levantamento da CNN, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em grande parte dos hospitais particulares de São Paulo está em 85%.

 

Pessoas aguardam vagas para leitos de UTI em São Paulo
COMENTÁRIOS