PUBLICIDADE
Importante
Impressionante tempestade de granizo cai sobre interior de SP
02/06/2021 09:09 em BRASIL

Uma violenta tempestade de granizo caiu  na tarde do domingo, 30 de maio de 2021, na região de Jundiaí, no interior paulista, a cerca de 60 km da cidade de São Paulo. As pedras de gelo caíram em grande quantidade e formaram um tapete branco sobre ruas e jardins.  

Além de Jundiaí, a Climatempo foi informada de queda de granizo na região de Araras, em locais da Baixada Santista como Santos, São Vicente e Cubatão, do Vale do Paraíba, no estado do Rio De Janeiro como Volta Redonda e Barra Mansa e também em Itajubá, no Sul de Minas

O que ocasionou o granizo?

O que gerou a grande a grande quantidade de pedras de gelo foi a passagem de uma frente fria que trouxe ar frio para o estado de São Paulo, causando um choque térmico acentuado numa atmosfera que estava quente.  A atmosfera sobre o leste de São Paulo, nos níveis médios (em torno de 5 km acima da superfície),  ficou muito fria com a entrada do ar polar que veio com a frente fria, gerando condições para a formação do gelo. As nuvens cumulonimbus que se formaram sobre o leste de São Paulo alcançaram grande extensão vertical  atingindo regiões muito frias da atmosfera, com temperaturas abaixo de 0°C, onde se formam as pedras de gelo.

Tempestades de granizo como esta que ocorreu em Jundiaí não ocorrem a toda a hora, mas outros casos já foram observados no estado de São Paulo, e em outros estados brasileiros, também em dias de outono/inverno

Granizada histórica em São Paulo em maio de 2014

Um dos episódios mais impressionantes de grande quantidade de granizo foi o que ocorreu em 18 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Os bairros mais atingidos foram os das zonas sul e leste da capital.

Coincidentemente com o caso atual de Jundiaí,  este evento histórico de granizo sobre São Paulo também ocorreu em um domingo, em 18 de maio de 2014. A causa: uma frente fria que chegou ao litoral paulista e estimulou a formação das grandes nuvens.

O vídeo mostra acúmulo de gelo em uma casa na zona leste da cidade de São Paulo, após uma granizada que caiu em 18 de maio de 2014.

 

A reportagem do vídeo a seguir foi feita na época pela TV Climatempo, mas no dia seguinte à tempestade. O que você vê são os montes de granizo acumulados na região da rua Pedra Azul, no bairro da Aclimação, na zona sul da cidade de São Paulo, mas quase 24 horas da tempestade. Na terça-feira, 20 de maio, ainda havia placas de granizo na região. A prefeitura da capital paulista retirou 300 toneladas de granizo da Aclimação. 

 

Confira uma reportagem feita na época.

Há risco de temporais nesta segunda-feira, 31 de maio, no leste de São Paulo, mas o risco de tempestades de granizo é menor

Confira agora as imagens da granizada de Jundiaí (SP), em 30/5/2021

Foto: Jundiaí (SP), por Renata Marques

 

Foto: Jundiaí (SP), por Renata Marques

 

 

COMENTÁRIOS