PUBLICIDADE
Importante
Polícias de SC e do RS "fecham" divisas em operação
20/06/2021 13:30 em BRASIL

Uma operação da Polícia Militar de Santa Catariba (PM-SC) e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul "fechou" as divisas entre os dois Estados. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira no Extremo-Sul catarinense. Policiais das duas corporações atuaram de forma integrada em barreiras e fiscalização. Uma das blitze ocorreu em Praia Grande (SC), município que faz divisa com o lado gaúcho.​

Segundo a PM-SC em Araranguá, o alvo principal da operação é a prevenção de delitos, a visibilidade policial e a ostensividade nas divisas de área, "contando com o emprego de policias militares dos dois estados em ações direcionadas e paradas estratégicas, que já estão sendo realizadas desde o mês de maio".

As ações serão frequentes, de acordo com as polícias. No Extremo-Sul e no lado gaúcho, conforme a PM-SC, as operações abrangem as cidades de Mampituba, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Torres, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.​

Preocupação com facções

O avanço de grupos criminosos do RS para SC é uma das preocupações das polícias catarinenses nos últimos meses. Pelo monitoramento tanto da Polícia Militar (PM-SC) como da Polícia Civil, duas facções do Rio Grande do Sul tentam expandir atuação no Sul e no Oeste catarinense. Isso se comprova pelas operações e ocorrências registradas nos dois locais.

No Oeste, de acordo com as investigações, a região tornou-se um corredor de drogas a partir das terras gaúchas, passando por SC até subir no mapa em direção à fronteira do Brasil com o Paraguai. Por isso começaram a ser registrados focos de dois grupos criminosos no entorno de Chapecó.

Já no Sul de SC o movimento ocorre nas cidades mais próximas ao Rio Grande do Sul, como Sombrio, por exemplo. Uma das ações da PM-SC é o reforço das equipes do comando rodoviário.

COMENTÁRIOS