PUBLICIDADE
Importante
Governo Lula se nega a assinar declaração contra perseguição a cristão na Nicarágua
08/03/2023 05:47 em MUNDO

Conforme o GospelMais vem noticiando há meses, a ditadura implantada por Daniel Ortega, na Nicarágua, vem perseguindo duramente cristãos e qualquer pessoa que se oponha ao regime esquerdista local, algo que foi criticado por 55 países em uma declaração conjunta divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O governo Lula, por sua vez, não assinou a declaração! Em vez de condenar as violações cometidas por Ortega, o Itamaraty preferiu se omitir, transmitindo com isso um recado indireto de conivência com a perseguição aos cristãos e outras vítimas da ditadura na Nicarágua.

Até mesmo o Chile, governado atualmente pelo esquerdista Gabriel Boric, assinou a declaração, reconhecendo os abusos de Ortega. Além desse, na América Latina assinaram os governos do Peru, Guatemala, Paraguai, Colômbia e Equador.

Estados Unidos, Austrália, Canadá e França também foram alguns dos países que endossaram o documento da ONU condenando a ditadura de Ortega, segundo informações da Revista Oeste.

Muitas violações

Na declaração, os países acusam o governo da Nicarágua de cometer, por exemplo, “execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura, privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país”.

Segundo o documento, essas violações “não são um fenômeno isolado, mas o produto do desmantelamento deliberado das instituições democráticas e da destruição do espaço cívico e democrático”.

Esses delitos, segundo a ONU,  constituem “violações generalizadas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade estão sendo cometidas contra civis pelo governo da Nicarágua por razões políticas”.

O posicionamento que insinua cumplicidade por parte do governo Lula frente aos abusos de Ortega não parece estranho, tendo em vista que no ano passado, durante um debate presidencial com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o petista chegou a dizer que sentia  “orgulho” já ter estado ao lado do ditador.

“Se o Daniel Ortega está errando, o povo da Nicarágua que puna o Daniel Ortega”, disse Lula na ocasião. “Eu senti muito orgulho de no dia 19 de julho de 1980 ir participar da comemoração do aniversário da Revolução Sandinista que derrubou um ditador chamado Somoza, de 30 anos”.

COMENTÁRIOS