PUBLICIDADE
Importante
Atentado na Russia: Estado Islâmico diz que ataque faz parte de 'guerra violenta contra países que combatem o islã'
25/03/2024 10:16 em MUNDO

O grupo terrorista Estado Islâmico, que reivindicou autoria do atentado em uma casa de show em Moscou com mais de cem mortos, disse neste sábado

(23) que o ataque é parte de uma "guerra violenta"

 

Na noite de sexta-feira, o Estado Islâmico já havia reivindicado a autoria do ataque, que disse ter sido executado pelo Estado Islâmico-K, braço afegão do grupo.

Também neste sábado, o grupo terrorista divulgou uma foto com os quatro homens que, segundo o Estado Islâmico, são os terroristas que executaram o atentado.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ter prendido os quatro e mais sete pessoas que participaram do planejamento e da execução do ataque que deixou mais de cem mortos na região de Moscou. As informações foram divulgadas pelo governo russo neste sábado (23).

O atentado, reivindicado por um braço do grupo terrorista Estado Islâmico, aconteceu na casa de shows Crocus City Hall, na noite de sexta-feira (22), e é o pior dos últimos 20 anos na Rússia. Segundo autoridades russas, ao menos cinco homens armados invadiram o local enquanto a banda Picnic se preparava para apresentar.

 

De acordo com o Kremlin, o chefe do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em inglês) informou ao presidente Vladimir Putin que quatro terroristas foram detidos — os outros sete haviam participado no planejamento do ataque.

O FSB informou que os suspeitos estavam indo em direção à fronteira com a Ucrânia e que tinham contatos no país vizinho.

O governo ucraniano ainda não havia se manifestado sobre o atentado do Estado Islâmico até a última atualização desta reportagem.

Na manhã deste sábado, os agentes ainda estavam buscando por cúmplices, ainda de acordo com o Kremlin, que prometeu caçar todos os envolvidos no atentado.

Perseguição:

 

O parlamentar russo Alexander Khinshtein, aliado de Putin, afirmou que os responsáveis pelo ataque foram detidos após uma perseguição na região de Bryansk, a cerca de 350 km de onde o atentado aconteceu.

Khinshtein disse que a perseguição começou após o motorista de um carro se recusar a obedecer a

uma ordem de parada.

“Durante a perseguição, foram disparados tiros, e o carro capotou. Um terrorista foi detido no local, os demais fugiram para a floresta. Como resultado da busca, um segundo suspeito foi encontrado e detido", disse.

 

Segundo Khinshtein, buscas continuaram sendo feitas para localizar outros dois suspeitos que escaparam.

Dentro do veículo onde estavam os suspeitos, as autoridades disseram ter encontrado armas e passaportes do Tadjiquistão.

Esse foi o pior atentado na Rússia desde a invasão de uma escola em 2004 em Beslan. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque em seu canal no Telegram.

COMENTÁRIOS