PUBLICIDADE
Importante
Dois peixes-remos foram encontrados na Ásia antes do terremoto em Taiwan.
04/04/2024 11:05 em MUNDO

Segundo uma lenda japonesa, avistar um peixe-remo (Regalecus glesne) indica que algo ruim vai acontecer. A crença é tão difundida e específica que até mesmo dita quais os tipos de eventos ruins o mau presságio anuncia. Em geral, desastres naturais: terremotos e tsunamis.

Lenda associa peixe-remo ao terremoto em Taiwan

Coincidentemente, dois peixes-remos foram encontrados na Ásia em 2024.

Agora, na manha desta quarta-feira (3), o Taiwan enfrentou um forte terremoto. O evento de magnitude 7,4 deixou nove pessoas mortas e mais de 900 feridas no país insular asiático.

 

O primeiro peixe-remo que apareceu próximo à Ásia surgiu na região de Satun, na Tailândia, no início de janeiro. No total, ele tinha cerca de 2,4 metros de comprimento.

Já o segundo peixe-remo apareceu em meados de fevereiro no Mar de Andaman, que banha o litoral da ilha tailandesa de Phuket. Dessa vez, o animal tinha aproximadamente 2,85 metros de comprimento e pesava 8,6 quilos. Em ambos os casos, os peixes estavam mortos.

Entenda a fábula japonesa

 

Em geral, o peixe-remo é um animal marinho gigante, que pode chegar a até 11 metros de comprimento. Além de seu tamanho, outra característica

"assustadora" da espécie é o fato de seus representantes viverem nas profundezas do oceano.

 

Por isso, é difícil que os peixes-remo sejam vistos por pessoas. Assim, quando aparecem na superfície, a população local imagina que algo não está certo.

Para os japoneses, a ideia se explica pelo movimento das placas tectônicas. Eles acreditam que, quando elas se mexem, os peixes-remo conseguem sentir os tremores das profundezas do mar. Então, assustados, partem para as águas mais rasas.

Dessa forma, a lenda se consolidou como um mau presságio, que indica o movimento das placas tectônicas e,

consequentemente, a possibilidade de um terremoto ou de um tsunami a caminho.

 

Assim, para muitos, a crença foi comprovada com os tremores de Tohoku que aconteceram no Japão em 2011. 0 evento foi um dos terremotos mais fortes

já registrados e, naquele período, pelo menos 12 peixes-remo foram encontrados em praias do país.

Contudo, não há evidências científicas de que isso seja verdade. Portanto, é apenas uma coincidência o que aconteceu no Taiwan. De acordo com o Instituto Geofísico do Equador, o mito não tem conexão com a realidade.

COMENTÁRIOS