PUBLICIDADE
Importante
Eclipse total: por que o fenômeno de 8 de abril é tão importante para os cientistas?
05/04/2024 13:52 em MUNDO

ECLIPSE | Na segunda-feira, dia 8 de abril, milhões de pessoas em toda a América do Norte estão preparadas para testemunhar um dos mais raros deleites - um eclipse solar total.

Em situações como essa, a Lua bloqueará perfeitamente o Sol, transformando o dia em quase noite. Mas não é apenas o público que ficará encantado, pois os cientistas correm para preparar experimentos para observar esse evento, segundo informações da BBC.

Adam Hartstone-Rose, da NC State University, na Carolina do Norte, está liderando um projeto para estudar como a vida selvagem reage ao eclipse. Em 2017, ele colocou equipes de pesquisadores em diferentes zoológicos no caminho da totalidade para observar como os animais se comportavam.

Hartstone-Rose terá pesquisadores estacionados no Fort Worth Zoo, no Texas, para monitorar mais de 20 espécies durante o eclipse, incluindo macacos, flamingos e tartarugas.

Já Trae Winter, do Laboratório de Pesquisa Avançada em Inclusão e Acessibilidade ao Vapor (Arisa), em Massachusetts, liderará o projeto Eclipse Soundscapes da Nasa, que usara pequenos dispositivos do tamanho de telefones equipados com microfones, chamados AudioMoths, para ouvir os sons de animais próximos.

Centenas de voluntários colocarão os dispositivos ao longo do caminho, permitindo que Winter e sua equipe ouçam como os diferentes animais reagem à queda de luz e à queda de temperatura associada de cerca de

5,5°C.

COMENTÁRIOS