Microexplosão foi observada em São Luiz Gonzaga (RS).
18/06/2024 10:59 em MUNDO

Uma microexplosão foi confirmada pela Defesa Civil em São Luiz

Gonzaga, no oeste do Rio Grande do Sul associada a passagem de nuvens carregadas sobre a região.

O fenômeno ocorreu no sábado, 15 de junho, por volta de 22h30, decorrente de uma intensa instabilidade associada a uma frente-fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade vindo do Norte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de vento co 70 km/h, entre 21 horas e 22 horas do sábado. Porém, é possível que tenha ocorrido ventado mais forte em outros locais do cidade.

A Defesa Civil do Estado deslocou uma equipe até a cidade no início da madrugada do domingo, 16, para apoiar a administração municipal.

Danos

De acordo com o levantamento da prefeitura, cerca de 1200 residências, quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e diversos estabelecimentos comerciais foram destelhados por ventos fortes e queda de granizo.

Além da Defesa Civil estadual e municipal, atuam na cidade guarnições da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e equipes da administração municipal.

O que é a microexplosão

A microexplosão trata-se de um fenômeno que pode ocorrer quando existem tempestades intensas com muitas descargas elétricas, granizo e muita água na sua base. É um associado à passagem de nuvens do tipo cumulonimbus.

Quando a nuvem não suporta mais a quantidade de água, ela "despeja" toda essa quantidade significativa de chuva em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo, geralmente sendo acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 150km por hora.

Levando-se em conta o tipo de danos ocorridos na cidade de São Luiz

Gonzaga, e as imagens captadas do local pela Brigada Militar, a Sala de Situação do RS concluiu que foi um fenômeno dessa natureza que ocorreu na cidade.

COMENTÁRIOS