Trump envia convite ao Papa Leão XIV por meio de JD Vance em visita oficial ao Vaticano
Por Administrador
Publicado em 19/05/2025 18:07
MUNDO

O Papa Leão XIV, pontífice nascido em Chicago e anteriormente conhecido como cardeal Robert Prevost, recebeu um convite formal da Casa Branca, entregue pessoalmente pelo vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance. A carta foi assinada pelo presidente Donald Trump e pela primeira-dama Melania, e foi apresentada durante uma reunião privada no Vaticano na manhã de segunda-feira.

O encontro teve início com a entrega simbólica de uma camisa do time Chicago Bears personalizada com o nome “Leo”, gesto que arrancou sorrisos. “Como pode imaginar, o povo americano está muito entusiasmado com sua eleição,” disse Vance, convertido ao catolicismo em 2019. Como retribuição, o Papa presenteou Vance com uma escultura em bronze contendo a mensagem “A paz é uma flor frágil”, escrita em italiano.

 

Após a audiência particular entre o pontífice e o vice-presidente, eles se juntaram ao secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para discussões diplomáticas. O Vaticano classificou as conversas como “cordiais”, com trocas de opiniões sobre temas internacionais urgentes, reforçando a necessidade do respeito ao direito internacional e a busca por soluções negociadas em zonas de conflito — com destaque para a guerra na Ucrânia, que foi tratada em uma ligação posterior entre Trump e Vladimir Putin. Especialistas destacam que o encontro pode representar um reinício nas relações entre o Vaticano e a Casa Branca, após críticas anteriores do agora Papa Leão XIV à política migratória da administração Trump.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!