Cientistas de Harvard financiados por Bill Gates querem 'bloquear' o sol
Investigadores querem contornar a mudança climática através da geoengenharia.
Um grupo de cientistas de Harvard planeja contornar a mudança climática através da geoengenharia - manipular o clima da Terra - bloqueando o sol.
O conceito de luz solar manipulada existe há décadas, mas esta será a primeira tentativa real de controlar a temperatura da Terra através da engenharia solar.
O projeto vai custar quase três milhões de euros e vai testar um balão dirigível lançado no sudoeste dos EUA, a 20 quilómetros da estratosfera. Quando o balão estiver no lugar, ele libertará pequenas partículas de carbonato de cálcio.
À medida que cientistas, agências governamentais mundiais e grupos ambientais se preocupam cada vez mais com a nossa capacidade coletiva de reduzir as emissões de gases para evitar o efeito estufa e reduzir as mudanças climáticas, a ideia da geoengenharia é uma solução cada vez mais aceite.
A limitação da luz solar na superfície permitiria, segundo explica a revista Forbes, reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Porém, este bloqueio tem vindo a ser controverso na comunidade científica por se desconhecer os efeitos de um bloqueio solar na Terra.
O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, financia parte da experiência.