Não conhecemos o futuro e não sabemos o que nos espera. Todas as nossas ideias de como tudo irá se desenvolver no amanhã são tidas como base na esperança de que os eventos e as pessoas envolvidas se comportarão de uma forma tal a contribuir para que sejamos felizes. Ou seja, não temos certeza que de fato tudo terminará bem porque simplesmente não temos como controlar os eventos e muito menos as pessoas.
Em se tratando de gente, devemos considerar uma outra verdade que é a nossa incapacidade de saber o que realmente se passa na vida daquelas com quem nos relacionamos, pois muitas simplesmente mentem descaradamente sobre quem elas são para conseguirem o que querem, enquanto outras vivem elas mesmas em um ambiente de engano, e assim mentem não só para os outros, mas também para si mesmas.
Quando nos envolvemos com estas pessoas é certo que apenas sofrimentos nos aguardam. O profeta Jeremias tocou neste ponto quando nos escreveu no capítulo 17:5. “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”.
E em se tratando de eventos futuros que mudam completamente a nossa vida e que apenas Deus o conhece, basta considerarmos o que ocorreu no mundo inteiro com a chegada da Covid-19.
Quem de nós esperávamos que 2020 seria um ano tão diferente, e que mudaria tanto os nossos planos? Apenas o nosso Pai conhece tudo. “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas essas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”, como pode ser conferido em Salmos 139:16.