VÍRUS MORTAL EM BOLIVIA
MUNDO
Publicado em 17/11/2020

CDC: Vírus mortal com sintomas parecidos ao Ebola é transmissível entre pessoas

Ao menos cinco casos de febre hemorrágica causadas pelo agente patógeno foram registrados em La Paz, na Bolívia

Um vírus com sintomas semelhantes ao do ebola encontrado na Bolívia, que causa febre hemorrágica nos infectados, pode ser transmitido entre seres humanos, anunciou o Centro de Controle e Prevenção de doenças (CDC) dos Estados Unidos em publicação nesta segunda-feira (16). Conforme os pesquisadores, o mammarenavírus de Chapare se espalhou entre profissionais de saúde no país no ano passado.

"Nosso trabalho confirmou que um jovem residente médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados — e dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde", apontou Caitlin Cossaboom, epidemiologista da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC.

As descobertas preliminares apontam que fluidos corporais podem carregar o vírus e, assim, permitir a transmissão entre pessoas. Ao menos cinco casos de febre hemorrágica causadas pelo agente patógeno foram registrados em La Paz. O único registro do vírus até então era de 2004, em Chapare, a cerca de 600 Km da capital boliviana. 

Os sintomas da infecção são febre, dores abdominais, vômitos, sangramento nas gengivas, erupção cutânea e dor atrás dos olhos. Ainda não há tratamento específico para o vírus. Ainda não há informações sobre possíveis hospedeiros do patógeno.

Comentários