PUBLICIDADE
Importante
China construiu a maior marinha de guerra do mundo
11/03/2021 15:42 em MUNDO

A China construiu a maior marinha de guerra do mundo. Agora, o que Pequim vai fazer com ela? - Poder Naval - A informação naval comentada e discutida

A CNN publicou na semana passada um grande trabalho sobre a Marinha Chinesa. Leia a seguir um resumo da matéria

Hong Kong (CNN) – Em 2018, o presidente chinês Xi Jinping vestiu uniforme militar e embarcou em um destróier da Marinha do Exército de Libertação Popular no Mar da China Meridional.

Espalhada diante dele naquele dia de abril estava a maior flotilha que a China governada pelos comunistas já havia colocado no mar ao mesmo tempo, 48 navios, dezenas de caças a jato, mais de 10.000 militares.

Para Xi, o líder mais poderoso do país desde Mao Tsé-tung, o dia foi um marco para uma grande ambição – uma força que mostraria a grandeza e o poder da China nos sete oceanos do mundo.

“A tarefa de construir uma marinha poderosa nunca foi tão urgente como hoje”, disse Xi naquele dia.

A China já estava em meio a uma onda de construção naval como poucas que o mundo já viu. Em 2015, Xi empreendeu um projeto abrangente para transformar o PLA em uma força de combate de classe mundial, igual aos militares dos Estados Unidos. Ele ordenou investimentos em estaleiros e tecnologia que continuam no ritmo até hoje.

Por pelo menos uma medição, o plano de Xi funcionou. Em algum momento entre 2015 e hoje, a China reuniu a maior força naval do mundo. E agora está trabalhando para torná-la formidável longe de suas costas.

Em 2015, a Marinha do Exército de Libertação do Povo (PLAN) tinha 255 navios da força de batalha em sua frota, de acordo com o Escritório de Inteligência Naval dos Estados Unidos (ONI).

Ao final de 2020, tinha 360, 60 a mais que a Marinha dos Estados Unidos, segundo previsão do ONI.

Daqui a quatro anos, o PLA Navy terá 400 navios da força de batalha, prevê o ONI.

“A PLA Navy não está recebendo lixo da indústria de construção naval da China, mas sim embarcações cada vez mais sofisticadas e capazes”, escreveu Andrew Erickson, professor do Instituto de Estudos Marítimos da China da Escola de Guerra Naval dos EUA, em um artigo de fevereiro.

Onde estão os EUA

Enquanto a China deve ter 400 navios até 2025, a meta do atual plano de construção naval da Marinha dos EUA, uma meta sem data fixa, é para uma frota de 355 – uma desvantagem numérica substancial.

Isso não quer dizer que a Marinha dos Estados Unidos tenha visto seus dias como a principal força de combate do mundo chegar ao fim.

Os analistas apontam vários fatores a favor de Washington.

Ninguém pode se igualar à construção naval da China

Você não pode ter a maior marinha do mundo se não puder construir muitos navios. A China confere a si mesma essa capacidade por ser o maior construtor naval comercial do mundo.

Em 2018, a China detinha 40% do mercado mundial de construção naval em toneladas brutas, de acordo com os números das Nações Unidas citados pelo China Power Project no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, bem à frente do segundo lugar da Coreia do Sul com 25%.

Em uma perspectiva histórica, os números da construção naval da China são impressionantes – superando até mesmo os esforços dos EUA na Segunda Guerra Mundial. A China construiu mais navios em um ano de paz (2019) do que os EUA em quatro de guerra (1941-1945).

Nanchang, o primeiro Type 055

“Durante o programa de construção naval de emergência da Segunda Guerra Mundial, que apoiou enormes exércitos mecanizados em dois teatros de guerra a milhares de quilômetros de casa, a produção naval dos EUA atingiu o pico de 18,5 milhões de toneladas anuais, e os Estados Unidos terminaram a guerra com uma frota mercante que pesava 39 milhões de toneladas”, disse Thomas Shugart, membro sênior do Center for a New American Security e ex-capitão da Marinha dos EUA, em depoimento perante o Congresso no mês passado.

“Em 2019, em tempos de paz, a China construiu mais de 23 milhões de toneladas de navios e a frota mercante da China … totaliza mais de 300 milhões de toneladas”, disse Shugart.

As empresas estatais chinesas que produzem navios comerciais também são os motores de seu crescimento naval.

“No conflito, o excesso de capacidade industrial da RPC, incluindo estaleiros comerciais adicionais, poderia rapidamente ser direcionado para a produção e reparo militar, aumentando ainda mais a capacidade da China de gerar novas forças militares”, escreveu Erickson, do US Naval War College, no ano passado. 

O poder dos mísseis

… Os líderes militares dos EUA também estão cientes de que em 2021 a Marinha do PLA é muito mais do que navios.

“Dê uma olhada no que a China está realmente investindo”, disse o chefe de operações navais dos EUA, almirante Mike Gilday, esta semana em uma entrevista para a Breaking Defense. “Sim, eles estão colocando mais navios na água, mas estão investindo pesadamente em mísseis antinavio, bem como em sistemas de satélite para poder atingir os navios.”

Defesa de mares próximos vs proteção de mares distantes

Principais linhas de comunicações marítimas da China
Principais linhas de comunicação marítimas (Sea Lines of Communication – SLOCs) da China

Proteger o continente chinês e suas reivindicações territoriais na região é o que Pequim chama de “defesa do mar próximo”.

O enorme acúmulo naval da China coincide com o reforço de suas necessidades de quase todo o Mar do Sul da China de 3,3 milhões de milhas quadradas, construindo pequenos recifes e bancos de areia em ilhas artificiais feitas pelo homem fortemente fortificadas com mísseis, pistas de pouso e decolagem e sistemas de armas.

“As ilhas e recifes no Mar da China Meridional têm vantagens únicas em salvaguardar a soberania nacional e manter uma presença militar em mar aberto”, dizia um artigo de dezembro de 2020 na Naval & Merchant Ships, uma revista sediada em Pequim publicada pela China State Shipbuilding Corporation, que abastece a Marinha do PLA.

Mas eles não podem ficar sozinhos, observaram uma revista. Em caso de hostilidades, os postos avançados no sul da hidrovia podem exigir reforços de perto da costa sul da China, a mais de um dia de navegação de distância, disse ele.

“A China não controla os estreitos e as vias de trânsito dos quais depende sua economia e assim que ocorrer uma crise ou guerra no mar, o transporte marítimo (da China) pode ser interrompido”, escreveram Jennifer Rice e Eric Robb, analistas de inteligência do Escritório de Inteligência Naval dos EUA, em um artigo para o Instituto de Estudos Marítimos da China da Escola de Guerra Naval dos EUA no mês passado. “O foco regional da defesa do mar próximo também é insuficiente para atender ao escopo cada vez mais global dos setores econômicos da China.”

Novas rotas da seda da China, por terra e pelo mar
Novas rotas da seda da China, por terra e pelo mar

Para trazer o poder militar chinês para apoiar seus interesses globais, eles concordaram, a China começou a implementar “proteção de mares distantes”.

“A proteção das águas distantes reflete a direção de Pequim para a PLA Navy de se tornar global, … parte de uma política governamental mais ampla para incentivar a expansão da economia e do alcance cultural da China”, escreveram Rice e Robb.

“Alguns analistas militares chineses dizem que é imperativo para o PLA salvaguardar os interesses da China no exterior e observam que enviar a PLA Navy é essencial para estabelecer a imagem da China como uma grande potência”, escreveram Rice e Robb.

Rice e Robb apontam que dois livros brancos de defesa chineses, de 2015 e 2019, dizem que as dimensões de longo alcance são necessárias para ajudar na manutenção da paz internacional, alívio de desastres e diplomacia naval – em outras palavras, arvorar a bandeira da China no exterior.

Mas eles emitem um aviso. “A natureza de tempo de paz dessas atividades podem obscurecer as aplicações de proteção de mares distantes em tempos de guerra. O conceito incentiva operações ofensivas durante a guerra, apesar da estratégia defensiva que seu nome indica”, escreveram.

Citando publicações chinesas, eles acrescentam: “Uma fonte exorta as forças navais a “controlar os principais canais estratégicos longe da China. Outra fonte defende o emprego de “punhos” estratégicos formados em torno de porta-aviões. …Outra missão em tempo de guerra é atacar os nós (chokepoints) importantes e alvos de alto valor nas profundezas estratégicas do inimigo para ‘aliviar a pressão no campo de batalha do mar próximo'”.

Porta-aviões Liaoning em operações aéreas

A questão de Taiwan

… “Seria sensato presumir que a China usará todas as suas ferramentas de poder marítimo para garantir o sucesso em uma invasão através do Estreito”, disse Shugart, o analista do CNAS, ao Congresso, que fez uma analogia com a fuga de Forças britânicas da França na Segunda Guerra Mundial para visualizar seu ponto.

“Em algo como uma forma de Dunquerque reverso, devemos esperar que, em vez de apenas lidar com dezenas de embarcações anfíbias da Marinha do PLA pintadas de cinza e suas escoltas, provavelmente veríamos um Estreito de Taiwan inundado com muitas centenas de barcos de pesca, mercantes navios e navios da Guarda Costeira e da Administração de Segurança Marítima.”

Concepção do porta-aviões chinês Type 003 em construção e de uma versão naval do caça stealth J-31/FC-31

FONTE: CNN

COMENTÁRIOS