Russos são flagrados executando civil ucraniano rendido, mostra TV alemã
MUNDO
Publicado em 16/03/2022

Imagens de um drone obtidas pela ZDF, uma emissora pública da Alemanha, mostram uma suposta tropa russa atirando contra um civil ucraniano, rendido e com as mãos para o alto. Segundo a televisão, o clipe foi gravado no dia 7 de março, no início da tarde, na via expressa E40, ao oeste de Kiev. Na ocasião, as forças russas estavam bombardeando o subúrbio de Iprin, próximo a Kiev.

Na cena, um tanque russo aparece a poucos metros de um posto de gasolina. À frente, há um carro azul aparentemente danificado. Um carro branco se aproxima e para no meio da via. O motorista sai com os braços para o alto e, logo em seguida, cai no chão. 

Em seguida, uma pessoa aparece correndo em direção à cena. Segundo a emissora, os soldados puderam ser identificados como russos por usarem uma faixa branca, característica do exército russo.

A ZDF afirma ter conversado com o piloto do drone para verificar a autenticidade das imagens. Ele se identificou apenas como Zanoza e afirmou que "quer defender o seu país como voluntário". 

Antes do conflito, ele trabalhava com produtos elétricos. No dia da gravação, a intenção dele era observar as posições russas na rodovia E40. Segundo ele, não houve movimentações por um tempo e o posto de gasolina que aparece nas imagens estava fechado há dias. Ele ainda afirmou que, após a cena, o carro que aparece nas imagens foi rebocado e queimado em seguida.

A emissora relatou ter checado as cenas e confirmado o local da ocorrência.

 

Comentários