PUBLICIDADE
Importante
COP27: estamos a caminho do inferno climático, alerta chefe da ONU
07/11/2022 10:52 em MUNDO

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse aos países reunidos no início da cúpula da COP27 no Egito, nesta segunda-feira (7), que enfrentam uma escolha difícil: trabalhar juntos agora para reduzir as emissões ou condenar as gerações futuras a catástrofe climática.

O discurso pretendia dar um tom urgente à medida que os governos se reúnem para duas semanas de conversas sobre como evitar os piores impactos das mudanças climáticas, mesmo que estejam distraídos com a guerra da Rússia na Ucrânia, a inflação desenfreada ao consumidor e a escassez de energia.

“A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer”, disse Guterres a delegados reunidos na cidade litorânea de Sharm el-Sheikh. Líderes de países da Grã-Bretanha à Arábia Saudita devem falar ao final do dia.

Guterres pediu um pacto entre os países mais ricos e mais pobres do mundo para acelerar a transição dos combustíveis fósseis e a entrega do financiamento necessário para garantir que os países mais pobres possam reduzir as emissões e lidar com os impactos inevitáveis ​​do aquecimento que já ocorreu.

“As duas maiores economias – Estados Unidos e China – têm uma responsabilidade particular de unir esforços para tornar este pacto uma realidade”, disse.

Guterres pediu aos países que concordem em eliminar gradualmente o uso de carvão, um dos combustíveis mais intensos em carbono, até 2040 em todo o mundo, com membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico atingindo essa marca até 2030.

Apesar de décadas de negociações climáticas – a COP do Egito é a 27ª Conferência das Partes – o progresso tem sido insuficiente para salvar o planeta do aquecimento excessivo, pois os países são muito lentos ou relutantes em agir, observou ele.

“As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”, disse ele. “Estamos a caminho do inferno climático, com o pé no acelerador”.

Os signatários do acordo climático de Paris de 2015 se comprometeram a atingir uma meta de longo prazo de impedir que as temperaturas globais subam mais de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Os cientistas estabeleceram isso como o teto para evitar mudanças climáticas catastróficas.

Guterres disse que manter viva qualquer esperança de atingir essa meta significa alcançar emissões líquidas globais zero até 2050.

“Ou é um Pacto de Solidariedade Climática – ou um Pacto Coletivo de Suicídio”, disse ele.

COMENTÁRIOS