Livro que relaciona ciência à prova de que Deus existe vira sucesso mundial
MUNDO
Publicado em 29/12/2022

 A relação entre fé e ciência é um dos assuntos mais discutidos pela humanidade há gerações, tendo em vista o impacto que o tema exerce sobre assuntos como a prova de que Deus existe.

Nesse contexto de embate de ideias, o livro “Dieu, la science, les preuves” (“Deus, a ciência, as provas”, em tradução livre), vem se tornando um sucesso mundial no tocante à propagação de que a prova de que Deus existe pode ser plenamente reconhecida por meio das evidências científicas.

O livro de 600 páginas foi elaborado pelos franceses Michel-Yves Bollore e Olivier Bonnassies. Ambos são figuras técnicas em suas áreas, cujo interesse foi compilar o que existe de mais atual na esfera da ciência moderna sobre as evidências de que Deus existe.

“Tudo o que explicamos do ponto de vista da ciência, os especialistas já sabiam, mas cada um na sua área. Queríamos escrever um livro-resumo para o grande público, que mostrasse que tudo converge”, explica Bonnassies.

Não há conflito

Basicamente, o livro aponta com farto número de referências científicas que não há conflito na relação entre fé e ciência. Muito pelo contrário, a obra corrobora com o trabalho já elaborado por outros pesquisadores, no sentido de reafirmar a natureza factual das Escrituras Sagradas.

Os autores citam, por exemplo, o geneticista francês Daniel Cohen como uma das grandes figuras do mundo acadêmico que deixaram o ateísmo após o estudo científico. Além do criador do mapa genético humano, nomes como Einstein, Friedmann, Lemaître, Planck, Gödel, Penrose, Vilenkin, Hawking, Prigogine, Crick e Watson engrossam a fundamentação teórica do livro.

“Também fomos relidos por grandes cientistas, membros da Academia de Ciências, pesquisadores do CNRS”, disse Olivier Bonnassies, e não por acaso. Ninguém menos que o Prêmio Nobel de Física de 1978, Robert Wilson, assina o prefácio do livro.

“Este livro oferece uma perspectiva particularmente interessante sobre ciência, cosmologia e suas implicações filosóficas ou religiosas”, diz Wilson.

Para quem está interessado em se aprofundar no conhecimento sobre a relação entre fé e ciência, portanto, o livro que já vendeu mais de 100 mil cópias em poucos meses após o seu lançamento, é uma grande indicação.

Comentários