PUBLICIDADE
Importante
Biden se prepara para último confronto simbólico com Putin após viagem à Ucrânia
21/02/2023 10:30 em MUNDO

A última vez que o presidente dos EUA, Joe Biden, falou do pátio do Castelo Real na Polônia, o conteúdo de seu discurso de 27 minutos foi obscurecido pelo que ele improvisou sobre o presidente russo Vladimir Putin no final.

“Pelo amor de Deus, este homem não pode permanecer no poder”, proclamou.

Quase um ano depois, Biden retorna ao Castelo Real esta semana para marcar o aniversário de uma guerra que o colocou cada vez mais em desacordo direto com o líder russo, uma dinâmica de Guerra Fria enfatizada pela visita altamente secreta de Biden a Kiev um dia antes.

 

Ao lado do presidente Volodymyr Zelensky, Biden usou sua própria presença na capital ucraniana para insultar Putin por falhar em suas ambições de invadir e controlar o país.

“A guerra de conquista de Putin está fracassando”, disse o presidente dos EUA. “Ele pensou que poderia sobreviver a nós. Não acho que ele esteja pensando nisso agora”, acrescentou.

Se houve um momento em que Biden e seus assessores esperavam evitar personalizar o conflito na Ucrânia, acabou muito antes do aniversário desta semana. O líder americano chamou Putin de um “criminoso de guerra” e um “bandido puro”, acusando a Rússia de genocídio e, em seu discurso no castelo, fazendo um apelo implícito à mudança de regime.

No entanto, a coreografia cuidadosamente planejada desta semana é impressionante em sua oposição aberta de Biden contra seu homólogo no Kremlin. Nesta terça-feira (21), cada um se envolverá novamente em uma disputa retórica remota, fazendo discursos importantes para marcar um ano desde que a Rússia lançou sua invasão.

Do castelo de Varsóvia, Biden pretende se comprometer novamente a apoiar a Ucrânia, mesmo quando os custos aumentam e o apoio público parece diminuir. 

 

E em Moscou, Putin fará um importante discurso na Assembleia Federal, no qual discutirá suas próprias opiniões sobre a guerra em andamento, que autoridades americanas e europeias acreditam ter chegado a um momento importante.

COMENTÁRIOS