PUBLICIDADE
Importante
Tromba d'água deixa mais de 700 pessoas desalojadas no norte do Paraná
06/03/2023 06:20 em MUNDO

Mais de duzentas e cinquenta casas ficaram inundadas e cerca de 700 pessoas ficaram desalojadas após a passagem de uma tromba d'água na cidade de Bandeirantes, no norte do Paraná, na madrugada deste domingo. 

Abrigos foram montados em escolas municipais da cidade. Os locais improvisados estão recebendo as pessoas que tiveram que deixar suas casas por causa dos alagamentos.

"Os atendimentos ainda estão acontecendo. É uma quantidade muito grande."

 

Tromba d'água 

O fenômeno trouxe 160 m milímetros de chuva à Bandeirantes. Ele acontece quando se forma uma nuvem funil, que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. 

No total, 12 dos 43 bairros da cidade foram atingidos pelos alagamentos. O volume da chuva foi tão grande que, a princípio, os moradores acharam que se tratava do rompimento de alguma barragem do rio Ribeirão das Antas, o que não aconteceu.

A barragem está segura, não rompeu e não vai romper. Nossos engenheiros foram até o local fazer uma avaliação e ela está íntegra. Inclusive, ela até ajudou a conter o volume das chuvas.

O município decretou estado de calamidade pública. As áreas já haviam sido afetadas pelas chuvas recentemente. "Ainda não conseguimos avaliar os prejuízos, já que temos várias pontes danificadas, que precisamos reconstruir, e pessoas estão isoladas", disse Matta.

As aulas foram canceladas e as estradas estão intransitáveis. 

 

Perdas e abalo emocional 

As pessoas atendidas relatam prejuízos e choques emocionais. É o que diz Ingrid Caroline da Silva, sobre sua tia, que teve que sair de casa por conta da inundação. Ela mora em uma área de risco, perto de uma ponte. "Minha tia está abalada. Várias famílias perderam coisas e casas. Vivemos um terror das 7h 11h, mas as vidas estão salvas", afirma. 

 

Alerta

A Defesa Civil do Paraná alertou os moradores da região sobre as chuvas intensas na região. O alerta foi feito por SMS na noite.

COMENTÁRIOS