PUBLICIDADE
Importante
Quase metade da população vê "ameaça comunista" no Brasil, aponta Ipec
20/03/2023 06:12 em MUNDO

Para 44% da população, o Brasil vive risco de viver um regime comunista. Foi o que revelou a pesquisa feita pelo Ipec e divulgada pelo jornal O Globo neste domingo (19/3). A pesquisa ainda mostrou que 31% concordam totalmente com a afirmação de que o comunismo pode vigorar no país e 13% concordam em parte. Já 48% discordam total ou parcialmente da possibilidade.

 

A ameaça do comunismo foi estratégia de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por diversas vezes, ele e seus aliados associaram uma possível vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a instauração de um regime comunista. Em setembro do ano passado, Bolsonaro chegou a chamar Lula de "capeta que quer impor o comunismo no nosso Brasil". O discurso é parecido com o usado pelo ex-presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, contra o presidente Joe Biden.

O levantamento do Ipec também mostrou que a maior parte dos que acreditam em uma ameaça comunista são os que desaprovaram o governo. Entre eles, 81% afirma crer na possibilidade da instauração do regime soviético.

O comunismo, inspirado nos ideais marxistas, ocorreu no mundo na antiga União Soviética no século XX. A queda do muro de Berlim, em 1989, é considerado o marco do fim do modelo. A URSS foi dissolvida em 1991. Na atualidade, pelo menos cinco países se denominam comunistas, são eles: Cuba, China, Coreia do Norte, Laos e Vietnã.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

COMENTÁRIOS