Deus é misericordioso e pode agir de forma surpreendente por diversas razões, muitas das quais podemos não compreender em um primeiro momento, mas que sempre se provam perfeitas com o tempo, inclusive da forma de “um milagre“.
Foi o que aconteceu com um jovem aparentemente saudável residente no estado de Missouri, nos Estados Unidos. Parecia mais um dia absolutamente normal para o jovem Sammy Berko, quando algo aconteceu com ele de forma repentina.
Sammy estava na academia fazendo escalda, quando perdeu a consciência. Inicialmente, amigos do garoto e outros que estavam no momento acharam que ele estava brincando ou que havia desmaiado temporariamente, mas estavam enganados.
“Eles não tinham certeza, e quando perceberam que ele não respondia, o baixaram lentamente”, disse a mãe de Sammy, Jennifer Berko. O serviço de urgência médica foi acionado e os socorristas perceberam que o jovem estava em parada cardíaca.
Imediatamente os socorristas iniciaram o procedimento de reanimação cardíaca, conhecido como RCP, mas não tiveram sucesso. Eles permaneceram tentando por cerca de duas horas, até que declararam o jovem como morto.
Um milagre literal
A mãe de Sammy e o seu pai ficaram ao lado do filho desacordado, já declarado morto, e foi nesse momento que Jennifer resolveu fazer uma oração. Para a sua surpresa o seu filho se movimentou, dando sinais de que estava vivo, e os médicos foram chamados novamente.
Para a médica Stacey Hall, diretora médica do Programa de Reabilitação Pediátrica do TIRR, que atualmente cuida de Sammy, o que aconteceu com o rapaz pode ser descrito claramente como um milagre.
“Nós vemos crianças o tempo todo que tiveram RCP, mas com RCP muito prolongada, nós normalmente vemos um lesão cerebral muito grave, então para mim, ele é um milagre literal”, disse ela, segundo informações do Faith Pot.
Isso, porque, mesmo tendo ficado 2 horas literalmente sem sinais vitais, o que significa clinicamente morto, Sammy não apresentou lesões cerebrais severas, salvo perda de memória e dificuldades de movimento, o que já vem sendo recuperado gradualmente.
“Foi uma experiência incrível aqui, como se eu tivesse notado que estou melhor a cada dia! Estou fazendo algo novo a cada dia”, testemunha o rapaz.