PUBLICIDADE
Importante
Bill Gates: A distribuição de vacinas pode ser ‘complicada e estranha’ graças ao governo federal
11/12/2020 09:28 em MUNDO

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, disse que parece que “quase todas as vacinas vão ter sucesso” na prevenção de infecções por Covid, durante uma entrevista ao programa “TODAY” da NBC na quinta-feira.

Os fabricantes de medicamentos Moderna e Pfizer solicitaram autorização de uso emergencial para vacinas Covid junto às Food and Drug Administrations. Mas ainda existem grandes obstáculos para acabar com a pandemia, incluindo descobrir como os EUA serão capazes de imunizar um número suficiente de pessoas.  

 

Gates disse que a distribuição da vacina pode ser “complicada e meio estranha” porque os Centros de Controle de Doenças não tiveram um papel visível durante a crise de saúde pública, disse Gates a Savannah Guthrie.

“O governo federal abdicou de muitas coisas durante a pandemia”, disse Gates.

No que diz respeito à distribuição da vacina, por exemplo, os governos estaduais, tribais, territoriais e locais têm a tarefa de determinar quem pode receber a vacina primeiro e distribuí-la, de acordo com as diretrizes definidas pelo CDC .

“O governo federal tem muito mais recursos do que os estados”, disse Gates. “Punir isso para os estados significa que não seremos perfeitos, mas será feito.”

Especialistas em saúde expressaram preocupação de que esse processo pudesse interferir na capacidade dos americanos de serem vacinados em tempo hábil. (Nesse ínterim, a “coisa mais impactante” que as pessoas podem fazer para impedir a disseminação da Covid é evitar o contato com outras pessoas, manter uma boa higiene das mãos e usar uma máscara, disse Gates.)

 

Gates acrescentou que, de maneira geral, o governo Trump poderia ter lidado melhor com a pandemia. “Conforme fazemos a autópsia, haverá muitas coisas, como mensagens confusas [e] falta de liderança, que recairão sobre o poder executivo”, disse ele. “Esperamos que da próxima vez façamos muito melhor.”

Gates criticou a resposta dos EUA à pandemia no passado, incluindo liderança e adesão a medidas preventivas, como usar uma máscara.

“Nossa resposta em muitos aspectos não tem sido muito boa. E esperávamos que fosse”, disse Gates ao  co-apresentador  do “Squawk Box” da CNBC,  Becky Quick,  em uma entrevista que foi ao ar em 14 de outubro.

“A maioria dos governos tira vantagem de seus cientistas e os escuta. Eles não os enfraquecem e nem os atacam”, disse Gates em “Squawk Box”. “A conformidade com a máscara nos Estados Unidos é muito baixa. E, no entanto, o custo da máscara e a perda de produtividade por [não usar] a máscara são uma grande intervenção.”

A primeira fase do lançamento da vacina incluirá profissionais de saúde e americanos vulneráveis, como idosos e pessoas com problemas de saúde subjacentes. O CDC diz que todos os adultos devem poder ser vacinados ainda em 2021.

O presidente eleito Joe Biden já está trabalhando com funcionários do governo responsáveis ​​pelo lançamento de vacinas, “para que o novo governo não perca tempo e comece a entregar resultados para o povo americano o mais rápido possível”, disse o porta-voz de Biden, TJ Ducklo, ao NBC News na sexta-feira.

 

A Fundação Bill e Melinda Gates comprometeu mais de US $ 400 milhões para a resposta global à Covid.

COMENTÁRIOS