PUBLICIDADE
Importante
Água começa a ser negociada na Bolsa de Valores de Nova York
14/12/2020 09:03 em MUNDO

​Um sinal de como as mudanças climáticas podem alterar nossa vida é a valorização da água, um produto tão precioso, que, assim como o petróleo, o ouro e o trigo, começa a ser negociada na Bolsa de Valores de Nova York.

Em quase todo o planeta, a água é considerada um bem de domínio público e nunca foi comercializada como será a partir de agora no chamado mercado futuro. Até hoje, a compra e venda de direitos que permitem bombear água do solo ou reservatórios só acontecia em um cenário distante. Porém, nos anos de seca, quando mais água é necessária para o cultivo e abastecimento, os compradores enfrentavam preços altos e muita incerteza se haveria água.

Leia também: Procon-SP notifica Apple e quer que empresa dê carregadores a quem pedir

Agora, o novo mercado para o recurso pode acabar com essa instabilidade. Quem precisar de água extra em um ano mais seco poderá investir em contratos futuros, para compensar os preços mais altos.

 

Os Estados Unidos são o segundo maior consumidor de água em todo o mundo e só a Califórnia, que sofre secas constantes, consome diariamente quase 10% da água de todo o país.

COMENTÁRIOS